Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

7 dicas pra montar uma biblioteca infantil em casa

Aqui em casa, a Filipa ganhou o primeiro livro antes mesmo de nascer.

Ler já está na sua rotina da noite e todos os dias ela pede uma história para dormir. Esse virou nosso momento de intimidade em família.

Eu estou sempre com um na cabeceira ou num raro momento de folga, porque dar o exemplo também faz diferença.

Na realidade, estimular a leitura traz importantes ganhos para a linguagem oral e escrita, além de ampliar o repertório cultural, a criatividade e o vocabulário dos pequenos.

O clube de leitura infantil Leiturinha enviou pra gente 7 dicas para montar uma biblioteca para as crianças em casa, dá uma olhada:

1. Onde?

Antes de mais nada, reserve um espaço adequado na sala ou no quarto.

Na nossa estante da sala, há um pedaço só da Filipa pra guardar seus livros (embora ele se mantenha nesse eterno estado de bagunça organizada da foto).

www.juicysantos.com.br - como montar uma biblioteca para crianças

Mas você não precisa ter um móvel só pra isso: pode ser uma caixa ou até mesmo uma parede vazia – o importante é estar sempre no mesmo lugar. Você pode adequar seu projeto ao local que tem disponível.

2. Seja criativo!

Prateleiras e estantes são ótimas opções, mas precisam estar acessíveis à altura das crianças.

É fundamental que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros.

3. Crie um ambiente propício

Boa iluminação e conforto com algumas almofadas, um tapete ou puffs incrementam e deixam mais atrativo seu “cantinho da leitura”.

4. A importância da curadoria

Selecione livros adequados a cada fase da criança.

As obras precisam ser acessíveis ao entendimento e explorar uma evolução de maneira prazerosa.

Além disso, o gosto individual também conta: o que ela ama? Piratas? Histórias de princesas? Bichinhos?

5. Organização em equipe

Defina uma maneira de organizar os títulos. Pode ser por gênero, autor, ordem alfabética, o que vocês acharem mais fácil – assim, vocês sempre saberão onde está cada um deles.

6. Quantidade de livros

Não há um número exato de títulos que devem estar presentes na biblioteca. A qualidade supera a quantidade.

7. Novidades

Outro ponto muito importante é que esses títulos precisam ser renovados com uma frequência, para dar continuidade ao estímulo e ao crescimento.

Uma boa pedida é reservar dias para visitas a livrarias, como a Realejo (Rua Marechal Deodoro, 2, Gonzaga), Martins Fontes (Av. Ana Costa, 530, Gonzaga), Nobel (Shopping Balneário) e Saraiva (Gonzaga ou Shopping Praiamar) e/ou assinar um clube de livros infantis, como o Leiturinha, que envia mensalmente os livros selecionados pela equipe de curadoria, composta por professores, pais e especialistas, direcionados para o público de 0 a 10 anos.