Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

Cuide do mangue na 83ª ação voluntária do Instituto EcoFaxina

Imagine acordar cedo durante mais de 80 domingos da sua vida. Se isso parece um problema para você, para William Schepis é uma verdadeira missão. Fui apresentada para ele através de uma pessoa que eu não conheço pessoalmente, mas com a qual já tinha trocado e-mails. Marcamos uma conversa e confesso que me assustei com o tanto que aprendi sobre meio ambiente em uma única conversa.

William é diretor-presidente e fundador do EcoFaxina. Em 2008 ele chegou a Santos para estudar biologia. Sua intenção era se formar e ir para o arquipélago dos Abrolhos na Bahia trabalhar como mergulhador e pesquisador. Como ele sempre teve uma relação próxima com o mar, seja surfando ou pescando com o pai, ao tomar contato com a quantidade de lixo nas praias de Santos, decidiu fazer alguma coisa.

Voluntários do EcoFaxina

A gente pode chamar de caos ambiental o estado do estuário de Santos. As águas são contaminadas por lixo e esgoto. A  Falta de moradia e tratamento de esgoto são os principais motivos. Sim, Santos é a cidade que leva a fama por ser destaque em saneamento, mas a realidade de comunidades e áreas mais isoladas é bastante complicada.

E complicada a ponto de, a maior parte da população achar que o lixo que nós encontramos nas praias vem dos turistas farofeiros ou dos navios. Definitivamente, esse é uma das maiores falácias locais. Duvida?

Dá o play nesse vídeo:

O lixo que está nas praias, a sujeira que prejudica a balneabilidade das praias é oriundo de um problema de moradia. São milhares de pessoas sem a mínima estrutura de moradia, sem saneamento e que não tem a mínima condição de descartar os resíduos sólidos de maneira adequada.

O EcoFaxina e as mãos de seus voluntários já retiraram de manguezais, praias e rios de Santos e região 43 TONELADAS DE LIXO. Sim, foram mãos humanas que retiraram toneladas e toneladas de lixo do mar, evitando que animais marinhos ingerissem plástico e que nós banhistas sejamos contaminados com metais, químicos tóxicos e substâncias que não deveriam estar no mar.

Além de projetos específicos, o EcoFaxina promove a discussão de políticas públicas de combate à poluição marinha no estuário de Santos junto às prefeituras e câmaras municipais, com destaque para a criação das Leis “Cidade Sem Lixo” e “Programa EcoBarreiras” já sancionadas pela Prefeitura de Santos.

Palafita em Santos/SP

Você pode ajudar o EcoFaxina (e a cidade por consequência)

As Ações Voluntárias EcoFaxina são abertas a qualquer pessoa e servem para alertar a população e o governo sobre a necessidade urgente de programas habitacionais para famílias que moram em palafitas nas áreas de mangue no estuário de Santos. Tornaram-se uma ferramenta de educação ambiental e pesquisa que, por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva do problema para voluntários e observadores.

O objetivo principal é diminuir a poluição por plástico e esgoto no mangue, no mar e nas praias da região, lutando por uma das maiores riquezas de nosso ecossistema: os manguezais.

A próxima ação voluntária é no domingo no manguezal para coleta de resíduos sólidos em área de proteção permanente, 7 de maio de 2017, com ônibus gratuito saindo às 8h30 da rua Dr. Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão (mapa). Retorno previsto às 15 horas.

Importante
Menores de 18 anos somente acompanhados por adulto responsável.
Sujeita a mudança de data conforme condições climáticas.
O Instituto recomenda o uso de roupas leves, meias para usar bota e mochila com água, lanche, protetor solar, repelente, etc.
São fornecidos coletes de identificação, luvas e botas (uso obrigatório). Certificado de participação – 5 horas.

Clique aqui para ver como foi a última ação e confirme sua presença na próxima.