11/10/2017 Por Victória Silva Artistas de Santos

Curta santista feito com celular é selecionado para festival de POA

Quando se pensa em produções cinematográficas, a primeira coisa que vem à mente é a quantia necessária para fazer o roteiro sair do papel e ganhar vida.

E se você soubesse que uma turma de santistas produziu um curta usando apenas celulares?

Antes que você imagine um resultado amador, parecido com aquele seu trabalho do Ensino Fundamental, nós temos um detalhe importante para acrescentar: o trabalho em questão existe e foi selecionado para o Festival de Cinema Infanto-Juvenil de Porto Alegre, chamado Primeira Janela.

Oficinas Cinema com Celular (1)

Estamos falando do filme Vinte e Um, produzido pelos alunos do Instituto Querô em uma atividade pensada por eles mesmos!

O trabalho

Além do curta, que será exibido ao lado de mais 3 filmes de diferentes partes do país, o trabalho também resultou em uma websérie de mesmo nome, dividida em 4 capítulos. Neles, são abordados os principais conflitos da juventude atual, por meio de depoimentos mostrando o que pensa o jovem do século 21.

+ mais informações sobre a série estão disponíveis no hotsite.

“Queríamos pensar no baixo custo do material e de levar a prática de fazer cinema às mãos de qualquer pessoa apaixonada pela sétima arte. Usamos desde canos de PVC para segurar o celular e estabilizar a imagem até paus-de-selfie para transformar o celular em um “boom”, microfone usado para captar o som do filme”, comenta Saymon Souza, jovem capacitado nas Oficinas Querô.

Durante o filme, os equipamentos usados para a gravação de uma obra audiovisual também foram adaptados para o celular.

Oficinas Cinema com Celular (3)

O festival

O festival acontece de 9 a 11 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, com sessões gratuitas. Depois disso, os filmes são exibidos nas escolas e outras cidades.

Uma oportunidade pra você

Gostou da notícia e quer aprender também? Aqui vai outra notícia incrível: parte dos jovens montou o coletivo audiovisual FITA Produções, que está realizando oficinas de Cinema com o Celular para outros jovens.

A próxima turma será no Sesc Santos. Então, vale ficar de olho aqui no Juicy Santos para saber os detalhes e participar.

Mais informações sobre o coletivo FITA estão disponíveis no Facebook.