Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Rede do Bem de Santos transforma trocos “perdoados” em doações

  • 18
    Shares

– Posso ficar te devendo R$ 0,15?

– Aceita uma bala como troco?

Essas são frases mega comuns em comércios em geral. Mas nem sempre você quer uma bala ou então está disposto a deixar as moedinhas no faturamento do local, né? Pensando nisso, desde agosto de 2018, o seu troco pode se tornar uma doação para entidades filantrópicas em Santos.

Não sabe do que estamos falando? Então chegou o momento de conhecer a Rede do Bem de Santos!

O que é a Rede do Bem de Santos

Em resumo, a Rede do Bem de Santos é uma iniciativa de incentivo à solidariedade. Através dela, o troco que você normalmente perdoa é doado para entidades assistenciais ligadas ao Fundo Social de Solidariedade.

www.juicysantos.com.br - rede do bem em santos e o troco solidário

O projeto surgiu em agosto de 2018. E, atualmente, tem 33 entidades cadastradas. Dele, se beneficiam desde organizações que ajudam pessoas com necessidades especiais até as que prestam assistência a pessoas idosas e com dependências químicas, por exemplo.

Como funciona na prática

Achou interessante? Então fique esperto para saber os estabelecimentos que participam da Rede do Bem em Santos. Basicamente, os comércios são sinalizados pela identidade visual do programa. Ao se deparar com o material, basta avisar no caixa que deseja destinar o seu troco à Rede do Bem. Pronto, sua doação foi feita.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos devem repassar o valor arrecadados a cada três meses.

E aqui tem mais 8 ONGs para ajudar animais em Santos

“Primeiramente, nós tentamos conscientizar o comerciante a praticarem o troco corretamente. Mas, verificamos é que a circulação de moedas é restrita e, às vezes, isso dificulta a prática. Então, surgiu a ideia de criarmos uma campanha de cunho social, afinal, este geralmente é um valor pequeno, mas que no montante pode ajudar, e muito, no dia a dia das entidades assistenciais”, explica o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma, sobre a criação do projeto.

O valor realmente é repassado na Rede do Bem?

Depois de fazer a sua doação, provavelmente, você vai querer uma garantia que o valor for repassado para uma das instituições cadastradas, né? Neste sentido, o programa lançou recentemente o hotsite da Rede do Bem de Santos. A ferramenta oferece informações sobre a proposta, traz a lista atualizada de entidades participantes e também a declaração dos valores arrecadados.

Além disso, há um campo específico para adesão pelos comerciantes, com um formulário de pré-cadastro junto ao Procon Santos. Nele, o comerciante poderá, inclusive, escolher uma das entidades para receber as doações.

Em outras palavras: você pode verificar as doações que foram feitas e se acaso tiver um comércio, cadastrá-lo para fazer parte do projeto 🙂