Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos

José Bonifácio – um santista homenageado em Nova York

  • 6
    Shares

Se você perguntar aos brasileiros habituées de Nova York: “Onde fica a Macy’s?” certamente terá uma resposta muito rápida, incluindo estações de metrô próximas. Mas se você perguntar sobre a estátua de José Bonifácio, dificilmente conseguirá alguma informação – e talvez até achem que você é meio maluco.

A informação deveria ser uma entrega turística tão relevante para os brasileiros quanto a primeira visita à Estátua da Liberdade. Infelizmente não é bem assim. Fui pesquisar e a maioria dos blogs e sites que eu encontrei registrando essa informação estavam em inglês ou português de Portugal.

Especialmente para nós, santistas e conterrâneos de José Bonifácio – essa  marcação turística deveria ser obrigatória! E a obra está em Nova York desde 1954 – não originalmente no ponto em que está hoje. Mas enfim, faz bastante tempo que tem um santista eternizado no meio da Manhattan – pouca gente sabe disso.

José Bonifácio - Andrada no Bryant Park

Andrada no Bryant Park

O Bryant Park nem sempre foi um lugar tão legal como hoje. Ele já foi depósito de equipamentos durante a construção do metrô e durante diferentes épocas foi considerado uma área meio degradada da cidade, incluindo problemas com traficantes e usuários de drogas na década de 80.

Em 1992 foi completamente revitalizado, tornando-se uma área muito nobre da ilha. A estátua mudou um pouco de lugar, mas continua na Avenida das Américas (6th Ave) mantendo seu objetivo original de fazer parte de um conjunto de estátuas de heróis da independência dos países americanos.

O artista criador foi José Otavio Correia Lima (1878-1974) que venceu uma competição organizada pelo governo brasileiro – que por sua vez presenteou os amigos americanos.

(Você pode ampliar as imagens clicando sobre elas – para ver detalhes)

andrada-jose-bonifacio-bryant-park-2

andrada-jose-bonifacio-bryant-park-3

E quem foi José Bonifácio de Andrada e Silva?

José Bonifácio foi o Patriarca da Independência, tutor de D. Pedro II e um dos mais ilustres santistas. Sua importância foi tamanha que Santos hoje poderia se chamar Bonifácia (Ui!) ou Andradina (menos pior). Ainda bem que isso não aconteceu.

E se você não tem planos de visitar José Bonifácil Bonifácio em Nova York tão cedo, temos alternativas.

Você pode visitar o Monumento dos Andradas, que fica bem pertinho. Aqui ó:

monumento-dos-andradas

Além do Monumento dos Andradas, você pode visitar a Praça José Bonifácio ou o Panteão dos Andradas, que fica no Centro Histórico de Santos.

Em 1999 a Prefeitura de Santos, instituiu como a segunda semana de junho uma época de homenagens a José Bonifácio, chamada de Semana do Patriarca da Independência.