Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Segunda-feira (25 de maio) será feriado estadual – entenda a medida e fique em casa

Nesta semana, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) foram antecipados na cidade de São Paulo.

O mega feriado, aconteceu entre quarta e sexta-feira, ainda teve um ponto facultativo. Agora, mais um dia foi adicionado: segunda-feira também é feriado.

No entanto, dessa vez, a medida vale para todo o estado. 

Em outras palavras: segunda-feira é feriado em Santos e região.

Dia 25 de maio: segunda-feira será feriado estadual

A medida, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de SP (Alesp), adianta o Dia da Revolução Constitucionalista (normalmente celebrado em 9 de julho) para a próxima segunda-feira, 25 de maio, em todo o Estado de São Paulo.

www.juicysantos.com.br - feriado estadual em santos e região Imagem: Reprodução

O objetivo é aumentar o isolamento social e, consecutivamente, conter o avanço do coronavírus.

De acordo com a divulgação, no caso de o mega feriado não surtir o efeito desejado, a Região Metropolitana de São Paulo deve passar por um lockdown. Ou seja, estamos falando da implementação de medidas mais extremas no que diz respeito ao fechamento do comércio e o isolamento já começando a partir da próxima quarta-feira (27 de maio).

Inicialmente, o planejamento de lockdown não inclui a Baixada Santista.

Ainda assim, vale destacar que, só em Santos, já são mais de 2 mil casos confirmados de COVID-19. Além disso, 419 pessoas aguardam o resultado do exame e 104 óbitos em decorrência do vírus foram confirmados na cidade até o dia 21 de maio.

Tudo isso para dizer novamente: fique em casa

O feriado é uma medida que visa ajudar as pessoas a ficarem em casa. Já que muitos não precisam se deslocar para trabalhar de ônibus e o comércio deverá ficar fechado. Se você é de São Paulo, vir para à praia não pode ser uma opção. Mas ainda não há nenhum informação sobre o fechamento da rodovia Anchieta/Imigrantes.

E, se você é de Santos, também deve evitar caminhadas ou pedaladas na orla, viu? A implementação ou não do lockdown depende destas atitudes e o efeito causado.