Texto porJuliana Duarte
Jornalista, Praia Grande

Mobilidade urbana em Praia Grande: como você se movimenta pela cidade?

As cidades não existem para serem estáticas. Pelo contrário. Cada espaço precisa ser conhecido, percorrido, vivido. O ambiente urbano respira evolução, conhecimento e transformação. Se não tem gente, qual é o propósito?

Criar oportunidades para viver a cidade é importante, mas não suficiente. Nem todos os bairros atendem suas próprias necessidades ou cumprem totalmente os papeis social, econômico e cultural. As pessoas precisam suprir as lacunas em outros lugares e centros. Elas precisam ir, chegar e aproveitar.

Quando é necessário se movimentar pela cidade, será que as soluções e os meios são eficazes?

A mobilidade urbana em Praia Grande, por exemplo, conta com várias opções para moradores e turistas. Porém, o que ainda falta para chegar a um cenário ideal?

Como a geografia impacta a mobilidade urbana em Praia Grande?

Com uma área de 147,1 km², o município é bem plano e cortado por basicamente 3 vias principais: Av. Presidente Castelo Branco (praia), Av. Presidente Kennedy e a pista com as marginais.

Essa configuração ajuda o deslocamento pela cidade, que é totalmente localizada em um espaço continental. Diferente de São Vicente, por exemplo, que possui boa parte das suas terras em uma área insular – incluindo o centro comercial.

Os serviços de transporte e infraestrutura do município são fundamentais nesse deslocamento. A mobilidade urbana em Praia Grande é composta basicamente por:

  • Ônibus e micro ônibus
  • Bicicletas
  • Transporte de aplicativo
  • Veículos próprios (carros e motos)
  • Deslocamento a pé

Como funciona o transporte público de Praia Grande?

Aqui na cidade, a operação de transporte público é realizada pela Viação Piracicabana. Essa é a mesma empresa que cuida da frota intermunicipal, levando passageiros a cidades como Santos, São Vicente, Cubatão, etc.

Já a linha municipal possui ônibus e micro-ônibus que começaram a ser modernizados de 7 anos pra cá, aproximadamente. Na prática, significa uma nova identidade visual, Wi-Fi, ar condicionado e acessibilidade para pessoas com deficiência. Os veículos também possuem motores equipados com o Euro VI, que possuem um sistema de redução de emissão de gases poluentes em até 97%. Segundo dados de 2019, a frota conta com cerca de 90 veículos divididos nas 14 linhas municipais.

Por aqui, a população conta com dois terminais de ônibus: o Tatico, na Vila Mirim, e o Tude Bastos, no bairro Sítio do Campo. Neste é possível acessar a linha que leva passageiros diretamente ao Litoral Plaza, transportando consumidores e colaboradores de dentro do empreendimento.

Quanto tempo falta para o meu ônibus chegar?

Outro serviço importante é o aplicativo “Quanto Tempo Falta”, disponível para Android e iOS. Por lá, o usuário consegue conferir o ponto mais próximo, conhecer as linhas disponíveis e até saber onde o veículo está.

Por outro lado, existem algumas falhas que ainda fazem parte da rotina dos moradores e visitantes. Além da frota não ser suficiente para todos os usuários, principalmente nos finais de semana, o itinerário não contempla a praia do jeito que deveria ser. Não existe nenhuma linha que trafegue por toda a extensão do principal ponto turístico da cidade. A rota do 11, a mais conhecida e utilizada, é extensa e resulta em demora, atrasos e obstáculos para quem deseja curtir o mar e tem acesso apenas ao transporte público municipal.

Praia Grande tem a maior malha cicloviária da Baixada Santista

Impossível não associar Praia Grande à nossa querida bike. A cidade tem a maior malha cicloviária da Baixada Santista, sendo 100km de ciclovias e ciclofaixas. Além disso, o relevo plano facilita o deslocamento com esse meio de transporte. Tudo isso torna o uso da bicicleta em Praia Grande algo comum e até incentivado.

Isso é visível por um programa da prefeitura voltado a servidores públicos da cidade. É possível adquirir uma nova bicicleta em lojas conveniadas em “troca” do vale transporte. Funciona assim: o interessado busca um desses comércios, escolhe a bike e preenche um requerimento. Se este for deferido, o servidor pode retirar o veículo.

Em contrapartida, o desconto de 6% do salário (que já acontece pro vale transporte) será revertido para o pagamento da bicicleta durante 3 meses. Depois, o benefício será suspenso por 6 meses.

Já as ciclovias e ciclofaixas estão presentes nas principais avenidas da cidade, mas não é exclusividade desses centros. Isso porque o equipamento também foi inserido em bairros mais periféricos, como Vila Antártica e Vila Sônia. Ainda não faz parte de 100% da cidade, mas a rota atual tem se mostrado bem efetiva.

Carros de aplicativo: cidade é pioneira na região a regulamentar a atividade

Em julho deste ano, a Prefeitura de Praia Grande sancionou a lei 2.169, que prevê a regulamentação do transporte por carros de aplicativo. A cidade foi a primeira da região a ter este tipo de regulamentação oficializada.

Vale lembrar que a prática já é legalizada no Brasil e tem respaldo na Constituição Federal. Ela foi regulamentada em âmbito nacional pela Lei Federal 13.640/18, o que faz com que a atividade seja permitida mesmo em cidades sem leis municipais direcionadas a isso. Então, por que PG precisava de uma?

A ideia é organizar a atividade e oferecer mais segurança para motoristas e usuários. Entre as medidas, está a obrigatoriedade da inscrição dos aplicativos no cadastro mobiliário municipal. As empresas não poderão atuar nas ruas da cidade sem isso. Também é fundamental informar quem são os motoristas parceiros, que não terão custo algum nesse processo.

Além disso, os carros vão contar com uma cópia do documento de identificação fixado no veículo. A medida ainda garante melhores condições de trabalho e espaço para ouvir as reinvindicações dos profissionais.

Outro objetivo é mapear melhor os profissionais. No momento, a cidade não tem ideia de quantidade de motoristas, quem exerce a profissão efetivamente ou eventualmente. Sendo que esse tipo de informação é essencial para aprimorar a gestão da mobilidade urbana em Praia Grande.

Veículo próprio: como a cidade atende os usuários de carros e motos?

Segundo o Censo 2022, Praia Grande conta com 349.935 moradores na cidade. Porém, esse número pode chegar a 1 milhão em época de temporada. É possível perceber a agitação pelas praias e comércio… Mas, principalmente, pelo trânsito intenso e até prejudicado na entrada/saída do município. Quem precisa sair da cidade para trabalhar em outra, por exemplo, acaba gastando até 3x mais tempo no mesmo trajeto.

Vale lembrar que a cidade é cortada por rodovia, o que otimiza o trânsito na rotina mas não é suficiente para não transbordar para marginais e bairros em feriados ou temporadas. Além disso, recentemente a Via Expressa Sul teve uma queda de 80 para 60km/h permitido. Um dado do Censo de 2022 também aponta que o município conta com 91.064 automóveis e 38.360 motocicletas.

A administração também vem fazendo algumas alterações na cidade, como troca de semáforos e novo asfalto em vias públicas. O que também promete modificar a rotina dos motoristas é a remodelação em frente ao Palácio das Artes, que promete uma nova configuração no trecho.

A mobilidade urbana em Praia Grande facilita acessibilidade e deslocamento a pé?

Movimentar-se a pé por centros urbanos pode ser um desafio, seja pelo nivelamento nas calçadas, falta de acessibilidade ou até mesmo ausência de padronização.

Em Praia Grande, por exemplo, a Lei Complementar 245/99 traz especificações técnicas definidas para construção dos passeios. O equipamento urbano é obrigatório em vias pavimentadas ou não, desde que possuam guias e sarjetas. A administração faz frequentes notificações sobre danos em calçadas ou ausência de passeio público com objetivo de aprimorar esse funcionamento.

Existe, também, uma visível tentativa de padronizar os passeios em algumas vias, com as cores cinza e vermelha e como destaque o amarelo. Neste caso, as calçadas contam até com piso podotátil (para deficientes visuais) e rampas (para cadeirantes). Porém, ainda não é um padrão na cidade.

Como será o futuro da mobilidade urbana em Praia Grande?

Segundo o Censo 2022, a cidade apresenta a maior quantidade de novos moradores de toda a Baixada Santista. Além disso, é a segunda mais populosa em âmbito regional.

Os dados são consequência de um fenômeno que vem acontecendo de 12 anos pra cá. Durante este período, Praia Grande teve um crescimento de 33,5%, um número maior que a média nacional (6,5%).

Discutir soluções para a mobilidade urbana se torna ainda mais necessário, já que o crescimento também afeta como os moradores se relacionam com a cidade.

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