Texto porRachel Hidalgo

Dia Mundial das Cidades, um debate sobre o futuro sustentável das nossas cidades

Atualmente, mais de 60% da população mundial vive em cidades. E esse número deve crescer para 70% até 2050.

A urbanização pode trazer benefícios significativos, como o aumento da produtividade econômica e a redução da pobreza.

No entanto, também evidencia diversos desafios para a gestão dos territórios, como a desigualdade, a poluição e as mudanças climáticas.

Pensando em todos esses atravessamentos que, desde 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) sensibiliza a comunidade internacional para a importância da urbanização sustentável, promovendo o mês de outubro como um período para debater temas fundamentais para as sociedades.

O dia 31 de outubro passou a ser o Dia Mundial das Cidades, uma oportunidade para refletir e imaginar soluções para um mundo melhor que, certamente, começa nesses pequenos núcleos onde tudo acontece.

www.juicysantos.com.br - dia mundial das cidades em santos

No Brasil, o tema é Financiando um futuro urbano sustentável para todas as pessoas

Muitos eventos já foram – e ainda estão sendo organizados – a partir dessa linha temática, priorizando assuntos como cidades acessíveis e inclusivas, cidades inteligentes, resilientes e conectadas.

Em Santos, o Juicyhub, que já caminha há dois anos sob os pilares da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS na Baixada Santista, participa ativamente do momento de celebração e de busca por soluções para os territórios. Seus projetos miram no protagonismo de todas as pessoas e na
formação de cidades justas e sustentáveis, a partir da aceleração da economia fora das metrópoles.

Assim, nasceu o podcast AutentiCIDADES, com a perspectiva de que é importante ouvir diferentes vozes para entender os problemas que envolvem as sociedades, abordando o tema para além da tecnologia, infraestrutura, arquitetura e urbanismo.

Divulgado em plataformas como YouTube e Spotify, aborda, semanalmente, diferentes personalidades para discutir temas como Moradia Digna, Jornalismo Local, Saúde Mental, Impacto da Educação, Economia, Mobilidade Urbana, Manguezais, Memória e Dignidade. E muitos outros temas ainda estão por vir em uma já prometida segunda temporada.

O projeto é realizado com o apoio fundamental da Intel e tem como idealizadores o geógrafo e documentarista Adriano Liziero (Geopanoramas) e a empreendedora na área de impacto Ludmilla Rossi (Juicyhub).

Um mundo melhor começa nas cidades

Nesta primeira temporada, fsurgiram falas impactantes que incentivam discussões férteis sobre o futuro das pessoas nas cidades. E mais: é evidente que só haverão cidades plenas enquanto as pessoas forem suas protagonistas. 

“Imagine uma família inteira, de mães, às vezes com o marido, muitas das vezes sem, morando num quartinho, num quarto menor do que esse estúdio aqui, com o fogão do lado da cama, do lado da geladeira, com os filhos, e roupa, tudo junto. Fazer todas as coisas dentro de um quarto. Como fica a cabeça dessa mulher?”, Nay Faustino – episódio 8 do AutentiCIDADES “Moradia e Saúde da Mulher”

 

Dia Mundial das Cidades com AutentiCIDADES no Juicyhub

No dia 31 de outubro de 2023 (terça-feira), o AutentiCIDADES realiza o seu primeiro grande evento.

A ideia é celebrar as nossas cidades e dialogar sobre como elas podem se tornar autênticas e prósperas por meio de conversas e networking entre produtores/as de conteúdo, jornalistas, representantes do poder público, empreendedores/as, arquitetos/as e entusiastas do tema.

O videocast, que costuma ser gravado no estúdio Juicycast, terá, pela primeira vez, gravação ao vivo junto ao público presente.

Entre as participações especiais no encontro estão o professor do Máster em Liderança e Gestão Pública do Singularidades-CLP, diretor da Kaiser Associates
Latim America, Antonio Napole; e a rapper santista Neguinha Braba – que participou do episódio 4 do AutentiCIDADES e contou sobre a sua vivência no morro e no
transporte público da cidade. Outros/as convidados/as ainda estão sendo confirmados/as para esse primeiro evento que tem como objetivo principal debater o
tema: O acesso e o direito às cidades de todas as pessoas

Quer participar? Então inscreva-se aqui e venha discutir novas perspectivas para os territórios junto com a gente.