Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Como vai ser o túnel Santos-Guarujá?

Uma das grandes lendas urbanas da Baixada Santista parece que finalmente vira realidade em breve. Em clima de “agora, vai”, o presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve em Santos no aniversário do Porto (2 de fevereiro) para firmar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo para a construção do túnel Santos-Guarujá.

Idealizado há mais de 100 anos e habitando o imaginário popular desde então, o túnel entre a ilha e o continente surpreendeu muita gente quando finalmente entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, coordenado pela Casa Civil. O projeto-executivo foi validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia.

Primeiro túnel do tipo na América Latina, o Santos-Guarujá será construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com investimento de R$ 5,8 bilhões da União e do estado. A expectativa é de que a obra fique pronta até 2028.

www.juicysantos.com.br - túnel santos guarujáFoto: Autoridade Portuária de Santos

Interesse público

Mesmo para os descrentes, as notícias são ótimas. Além de facilitar a vida de quem pega a balsa – seja ocasionalmente ou com frequência, a ligação seca é considerada fundamental para continuar os avanços tecnológicos do Porto de Santos.

E vale dizer: a ligação beneficiará mais de cinco milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal entre Santos e Guarujá.

www.juicysantos.com.br  túnel santos guarujáFoto: Isabela Carrari/PMS

O que sabemos sobre o túnel Santos-Guarujá

  • a duração do percurso deve ser de 2 minutos
  • a via subterrânea terá 860 metros de comprimento e ficará 20 metros abaixo do nível do mar
  • terá espaço também para trânsito de ciclistas, o VLT e pedestres

O traçado liga a Prainha, em Guarujá, na margem esquerda do Porto, abaixo do linhão, a uma área próxima ao cais da Marinha, do lado direito, em Santos.

“Esse túnel é necessário e ficaria caro para qualquer um dos lados. Havia projetos e autorizações prontos do Governo de São Paulo. Humildemente, falei ao Rui Costa (ministro da Casa Civil) para que trouxesse o Tarcísio para isso. Estamos juntos para servir o povo deste Estado e de todo o Brasil”, declarou o presidente Lula.