Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Bob Marley e Santos: a relação do rei do reggae com a cidade

Reggae e cidade de praia tem tudo a ver, né? Por aqui, estamos acostumados a ouvir o ritmo desde cedo embalando fins de tarde na orla ou como trilha sonora nos bares locais. Então, não é muita surpresa que exista uma relação entre Bob Marley e Santos.

O cantor e compositor foi, sem sombra de dúvidas, o maior nome do reggae music mundial, com mais de 75 milhões de discos vendidos e inúmeras músicas que vivem nas playlists – e memórias – de muita gente. Em 2024, Marley está mais vivo do que nunca graças ao filme One Love (a partir de 12 de fevereiro nos cinemas).

Música, futebol e paz

Conforme a nova cinebiografia do astro conta, o jamaicano tinha, desde a infância, uma profunda paixão pelo futebol. E, ao assistir a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, se encantou, assim como todo o mundo, com Pelé. Não deu outra: o rei do reggae virou fã do rei do futebol. Por isso, o Santos Futebol Clube virou seu time do coração no Brasil.

Portanto, em sua única viagem ao Brasil, em março de 1980, Bob Marley ganhou uma camisa do clube antes de uma partida de futebol com outros músicos e ex-jogadores, no Rio de Janeiro. Nessa visita, Marley não fez nenhum show por aqui. Sua presença aconteceu a convite de um executivo de uma gravadora para o lançamento da empresa no país, segundo a BBC.

Pra provar essa história de amor entre Bob Marley e Santos, há uma foto do célebre Walter Firmo que registrou a lenda com o uniforme do Peixe:

www.juicysantos.com.br - bob marley e santos

Julian Marley, filho da lenda, também já declarou em entrevistas que toda a família é fã do clube da Vila Belmiro!

O ícone do reggae nos deixou cedo demais. Faleceu de câncer um ano depois de sua vinda ao Brasil, aos 36 anos, no dia 11 de maio de 1981.

One Love, o filme que conta a vida de Bob Marley

Bob Marley: One Love celebra a vida e a música do ídolo que inspirou gerações por meio de sua mensagem de amor e união.

www.juicysantos.com.br - bob marley e santos filme do bob marley one love

Com direção de Reinaldo Marcus Green e produção-executiva de Brad Pitt, tem Kingsley Ben-Adir no papel do protagonista e Lashana Lynch no papel de Rita Marley, sua esposa.