Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Raparigas do Último Gole: um bloco que fez história no Carnaval de Santos

Lembra quando, em outros carnavais, as Raparigas do Último Gole faziam a festa nas ruas do Gonzaga?

Em uma época em que Santos tinha um dos mais animados carnavais do país (sim, isso já aconteceu!), esse grupo de amigos que se reunia em um bar deu início a uma tradição que marcou toda uma geração. E mais: durou por 30 anos!

www.juicysantos.com.br - raparigas do último gole

Bora tomar a saideira no Último Gole?

Tudo começou com a Mercearia e Laticínios Parque Ltda, em 1971. Orlando Carlos Correia Tavares, conhecido como Morgado, era o proprietário do estabelecimento. Vindo de Portugal em 1955 ainda criança, ficou por aqui em busca de oportunidades.

Em 1981, ele abriu, na Rua Carlos Afonseca, 218, o bar Último Gole. O nome foi idéia dos próprios clientes que, depois da praia, paravam por lá para a famosa “saideira”. Não deu outra: o local virou point no Gonzaga. Muitos jogadores e ex-atletas frequentavam o local.

Inicialmente, o Último Gole servia apenas chope e petiscos. Porém, na sexta-feira e no e sábado, a esposa de Carlos, Teresinha, e sua mãe faziam pratos tipicamente portugueses. No cardápio, havia receitas como caldo verde, bolinho de bacalhau e sardinha na brasa. Um ano depois, a mercearia fechou e ficou apenas o bar – agora, também, como restaurante e chopperia.

Em 1986, surgiu o bloco carnavalesco, criado por Morgado (um apaixonado pelo Carnaval de Santos!) e seus clientes, o Patusco Raparigas do Último Gole.

Foram 11 anos de desfiles, juntamente com o famoso Banho da Dona Doroteia. Isso porque os homens iam vestidos de mulher para sair na Dona Dorotéia, dando o nome de “raparigas”. Toda a renda líquida ia para entidades assistenciais da região. A concentração acontecia sempre no domingo antes do Carnaval, em frente ao restaurante.

Com o fim do Banho da Dona Dorotéia, o Raparigas do Último Gole virou uma banda. Até 2017, ainda saiu pelas ruas do bairro. O restaurante encerrou as atividades. Porém, em 2021, retornou no mesmo local com outro nome: Pen’último Gole.

Este é um vídeo de 2016 do Programa JB na penúltima edição:

Celebrando as raparigas

Quem é mais jovem pode não ter essa memória. Mas, neste ano, na 22ª edição do Carnabonde, o tradicional bloco ganha merecida homenagem na folia santista.

www.juicysantos.com.br - raparigas do último gole

Anote aí: vai ser no sábado (dia 10 de fevereiro), a partir das 15h30.

Não dá pra perder essa viagem nostálgica aos carnavais do passado! Então, não esqueça de seguir o Juicy Santos no Instagram pra saber tudo sobre o carnaval em Santos em 2024.