Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Como arte e educação transformam realidades? Conheça este projeto do grupo Unipar

Aqui no Juicy Santos, sempre acreditamos que a cultura e a educação mudam vidas. E, cada vez mais, fica claro para nós que as cidades precisam dessa vida para continuarem prosperando.

Por isso, dá um baita orgulho conhecer projetos que aliam empresas, poder público e sociedade civil em direção ao objetivo de transformar realidades dos territórios. Em especial, na Baixada Santista.

www.juicysantos.com.br - grupo unipar educação e arte workshop museus

Participamos de um workshop para a comunidade educadora de Cubatão (SP), realizado pelo grupo Unipar, para saber mais sobre como a arte pode fazer parte da vida de crianças e jovens desde a escola.

A ação faz a ponte entre os maiores museus do estado de São Paulo – o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca, o Museu de Arte Moderna (MAM), a Bienal das Artes e a SP Arte – e os professores da rede pública da cidade.

Ao aproximar as pessoas do universo artístico e fazê-las se reconhecer também como proprietárias desses espaços, uma cidade só tem a ganhar.

Lina Bo Bardi, uma das maiores referências da arquitetura brasileira – e a mente por trás da estrutura física icônica do MASP – acreditava que o “museu é uma escola por si só”.

No evento, com o depoimento de profissionais dos museus, ficou bem claro que o acesso à educação de qualidade e à arte como forma de expressão, os alunos ganham mais oportunidades de desenvolver suas habilidades, potenciais e criatividade. E é isso que queremos para o futuro, né?

www.juicysantos.com.br - workshop museus unipar

Os museus são de todos

A reflexão sobre o museu como ferramenta pedagógica foi central no encontro. Ou seja, de que forma os assuntos que cada museu propõe podem dialogar com o planejamento de aulas e serem traduzidos para a formação dos estudantes?

Quanto mais contato com a diversidade artística, mais conhecimento compartilhamos. E conseguimos pensar formas de superar desafios sociais do mundo contemporâneo. Isso vale para uma educação antirracista, anticapacistista e que acolha às diferenças de gênero também.

E isso pode começar ainda na primeira infância. O jardim de esculturas do MAM, por exemplo, há mais de 30 anos possibilita a interação dos visitantes, incluindo bebês e crianças, com grandes artistas contemporâneos.

As exposições desses museus têm um papel fundamental em levar a arte para o dia a dia na sala de aula. No workshop, falou-se muito em oferecer o repertório e trabalhar o senso crítico para que professores e alunos encontrei as histórias por trás das obras. Além disso, a função social do museu só tem sentido se servir à comunidade para estimular discussões e a disseminação do aprendizado.

www.juicysantos.com.br - workshop museus unipar

Sustentabilidade: um dos pilares do grupo Unipar

A Unipar é a maior produtora de cloro e segunda maior de PVC da América do Sul. Como diretriz de sustentabilidade, a empresa tem como meta promover o desenvolvimento humano com projetos em cultura, educação, esporte e ações socioambientais.

www.juicysantos.com.br - grupo unipar museus workshop para educadores

Em 2023, investiu mais de R$ 15 milhões em projetos sociais, sempre se conectando às comunidades ao redor de suas fábricas.