Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Turismo em Cananéia: observação de golfinhos a menos de 4h de Santos

Você está em busca de uma viagem incrível e que possa ser feita no final de semana? Então que tal curtir o turismo em Cananéia? A cidade fica perto de Registro, no Vale do Ribeira. Ou seja, a pouco mais de 250 km de Santos. E a região esconde belezas que você nem imagina.

Turismo em Cananéia: observação de golfinhos

Em resumo, a cidade é uma referência em São Paulo quando se trata de turismo náutico, já que estamos falando de um berço da vida marinha. E também porque existem diversos roteiros e atividades aguardando os turistas que viajam até lá. Além disso, as paisagens são de tirar o fôlego.

Uma das atrações preferidas dos visitantes (e que você vai amar) é a observação de golfinhos.

juicysantos.com.br - Turismo em CananéiaImagem: Reprodução/Meu Guia Turístico

Aqui vale uma explicação: estamos falando de uma cidade onde são encontrados manguezais e, como consequência, fontes de alimentação para muitas espécies. Esse também é o motivo de muitos peixes irem até lá para fazer a desova. Assim, o grande número de peixes é um convite para as visitas dos botos-cinza.

Conheça também o Legado das águas: um paraído a 2 horas de Santos

Por conta do grande número desses golfinhos e do show que eles proporcionam, embarcações saem do Trapiche Municipal com o objetivo de assisti-los nos arredores da praia do Itacuruçá, onde é mais comum encontra-los.

O que fazer em Cananeia

Só isso já seria motivo suficiente para pegar a estrada. No entanto, o turismo em Cananéia tem ainda mais atrações à sua espera. Dentre elas, o destaque vai para o passeio noturno pelas águas fluviais do Complexo Estuarino de Cananeia. O roteiro tem como objetivo a observação do jacaré-de-papo-amarelo, ou seja, quem não gosta de aventura deve ficar no hotel ou ir curtir o Centro.

O embarque também sai do Trapiche Municipal. Assim como acontece em outros passeios que merecem a sua atenção, tais como por exemplo:

  • O roteiro para conhecer as ilhas de Cananeia
  • Roteiro Iguape – Ilha Comprida – Cananeia (10 horas de passeio)

Onde ficar em Cananeia

Ficou com vontade? Então vale a pena ir para curtir ao menos o sábado e o domingo. A cidade não tem hotéis de rede, mas guarda boas opções e ótimos valores. Além disso, existem opções de pousadas e o aluguel pelo Airbnb.

A dica é: procure a modalidade que se encaixa melhor nas suas necessidades e faça a reserva com alguns dias de antecedência, pois os finais de semana por lá são movimentados.

E, para fazer os passeios, basta procurar a Central de Turismo de Cananeia.