Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Agora dá para a fazer trilha da Estrada Velha de Santos sem guia

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Você curte aventura e está sempre em busca de trilhas próximas à Baixada Santista?

Então pode comemorar. Ler essa matéria vai te render um rolê incrível, com MUITO contato com a natureza e uma vista inexplicavelmente bonita. É que a trilha da Estrada Velha de Santos, também conhecida como Caminhos do Mar, vai passar a ficar disponível para aventureiros solo.

Antes esse passeio, que tem 9 quilômetros, só podia ser feito na companhia de guias.

Passeio pela Estrada Velha de Santos sem guia

Em resumo, essa novidade garante que você faça a caminhada no seu ritmo. A trilha é toda feita na estrada de Santos, aquela que o Roberto Carlos não quer mais passar, sabe?! Então, não apresenta nenhum risco ou dificuldade.

juicysantos.com.br - trilha da Estrada Velha de Santos sem guiaImagem: Divulgação

Quem faz o passeio na companhia de monitores precisa seguir um ritmo determinado. Ou seja, às vezes é muito devagar para algumas pessoas e rápido para outras.

De acordo com a divulgação, os passeios autoguiados vão acontecer aos sábados, domingos e feriados. Para garantir que ninguém vá embora sem informações históricas, nesses dias, os monitores ficarão nos oito monumentos espalhados pelo trajeto, explicando a história de cada um deles aos interessados.

Deste modo, cada pessoa dedica o tempo que achar necessário à trilha e suas paradas.

Como fazer a trilha da Estrada Velha de Santos

Gostou? Nós também amamos e já estamos planejando fazer a trilha.

Saindo da Baixada Santista, o acesso ao Parque Estadual Serra do Mar acontece através da rodovia SP-148 – junto à Refinaria Presidente Bernardes, no km 51.

Segundo a divulgação o passeio tem início às 8 horas – com saídas a cada 30 minutos, até às 11h30. Cada saída tem, no máximo, 100 visitantes. Então é importante garantir a entrada com antecedência no site.

Quarta, quinta e sexta-feira, as visitas seguem sendo monitoradas. Já aos sábados, domingos e feriados, você pode fazer o rolê solo. Em ambos, os casos a entrada custa R$ 32. Mas há meia-entrada para estudantes e isenção para crianças com menos de 12 anos e adultos acima dos 60.