Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça a Praia do Éden, locação de produções como Black Mirror e 3%

Você sabia que a praia do Éden, em Guarujá, está na Netflix?

Talvez tenha passado batido na sua maratona de Black Mirror e 3%, mas o Guarujá estava lá. Se você sonha em visitar uma praia digna de filme, esse momento é seu. Pois basta atravessar a balsa e curtir no mesmo cenário da sua praia preferida.

Praia do Éden é o paraíso escondido no Guarujá

Para começar, vamos a um breve resumo sobre a praia do Éden. Ela fica entre as praias da Enseada e de Pernambuco. Assim como outras praias do Guarujá, está localizada dentro de um condomínio.

Diferente de outras praias que ficam em endereços fechados, existem duas maneiras de acessar esse pequeno paraíso – que tem pouco mais de 150 metros de extensão. Olha só:

  • Pode pegar uma trilha com dificuldade média
  • Descer a escadaria com acesso particular do estacionamento, ou seja, tem que acordar cedo para garantir uma vaga

Já que estamos falando de uma praia “particular”, não há quiosques para consumo de alimentos por lá. Você só conseguirá alugar mesas, cadeiras e guarda-sol. No entanto, vai precisar levar suas próprias bebidas e petiscos, se acaso for querer comer alguma coisa durante o dia na praia.

Claro, vale o lembrete: de forma civilizada e limpa.

As cenas da praia do Éden na Netflix

Agora que você já sabe como chegar e como se acomodar, vamos responder a pergunta lá do início: em que momentos a praia do Éden aparece nas suas séries preferidas?

Como muita gente já sabe, o primeiro episódio da quinta temporada de Black Mirror foi gravado no Brasil. Especificamente, em São Paulo. Além das cenas no Viaduto Santa Ifigênia, no Edifício Louvre e no Copan, também há momentos em que os personagens aparecem na praia. Pois bem, se você achou que aquela cena não tinha sido feita no Brasil, saiba que aquele mar azul fica no Guarujá.

juicysantos.com.br - Praia do Éden na netflix

Além disso, o mesmo horizonte do episódio Striking Vipers está também na produção brasileira 3%.

A paisagem do Maralto, para onde os personagens que são selecionados no Processo são enviados, também é a praia do Éden. Aliás, além do cenário, a série também traz um talento da região no elenco. Tamirys O’Hanna é de Cubatão e interpreta Marta, uma liderança da guarda.

Guaiúba também está na Netflix

Além da praia do Éden, outro mar guarujaense está na Netflix.

A série Coisa Mais Linda, que estreou em março, teve várias cenas gravadas em Santos e também na nossa cidade vizinha. Por lá, o cenário foi a praia do Guaiúba, onde o romance entre a protagonista Malu e Chico acontece.

Considerada uma das praias mais bonitas do Guarujá, Guaiúba fica próxima à praia do Tombo e é um pico de surfe durante o inverno. No restante do ano, quase não há ondas, o que significa que o local acaba sendo bastante visitado por famílias e praticantes de mergulho.

Praias de Iporanga e Tijucopava no clipe da Iza

Outras duas praias de Guarujá também merecem a sua visita: Iporanga e Tijucopava.

Ambas foram escolhidas para um dos clipes mais recentes da cantora Iza, Brisa. O acesso às praias também é um pouco complicado, pois elas ficam dentro de condomínios e há número limitado de visitantes.

Na praia de Iporanga, dá para se banhar tanto em água doce (em uma cachoeira) quanto no no mar. Tudo ao mesmo tempo, já que, em determinado ponto, as águas se encontram. Por lá, há 38 vagas de estacionamento de carros disponíveis para os visitantes. Já em Tijucopava o limite é maior, entram até  72 carros. Por se tratar de uma praia fechada, não há ambulantes ou quiosques no local. Então lembre-se de levar sua bebida e alimentos (e trazer o lixo de volta).

E aí, que tal pegar praia no Guarujá no próximo final de semana?