Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

Concurso do IBGE: aqui tem 1.993 vagas em Santos e região

Se você está em busca de uma vaga de emprego em Santos, aqui tem uma boa chance de agarrar uma posição temporária: o concurso do IBGE para o Censo 2021.

Em toda a Baixada Santista, o órgão vai selecionar 1.993 pessoas para trabalhar na coleta e organização de dados da população brasileira.

E o Juicy Santos te conta os detalhes desse concurso do IBGE.

Como vai funcionar o concurso do IBGE para o Censo 2021

Para quem só ouve falar o nome Censo e não sabe direito o que é, vamos a uma explicação.

www.juicysantos.com.br - concurso do ibge santos e região

Resumidamente, o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) realiza com o Censo Demográfico uma contagem e organiza todas as informações sobre a população do Brasil.

A coleta de dados teria sido feita em 2020. No entanto, o Censo foi cancelado no ano passado devido à pandemia do coronavírus.

As vagas abertas para o concurso do IBGE são temporárias – o contrato dura 3 meses para recenseadores e 5 meses para as demais vagas (veja lista abaixo).

Segundo o edital, em todo o Brasil, vão atuar nesse projeto mais de 200 mil pessoas! O trabalho de campo do Censo está previsto para começar em agosto.

Aqui na Baixada Santista, o total de vagas é de 1.993, sendo:

  • 1.784 para agente recenseador – coleta os dados por meio de entrevistas com os moradores. Não tem horário fixo e ganha salário variável
  • 27 para agente censitário municipal (ACM) – faz a coordenação da equipe da coleta de dados, nos aspectos administrativos e operacionais
  • 182 para agente censitário supervisor (ACS) – responsável pela supervisão da operação censitária, em relação a questões técnicas e administrativas e subordinado ao ACM

Treinamento para o Censo

Depois de aprovados no concurso do IBGE, todos os recenseadores recebem treinamento presencial e à distância por 5 dias, com carga horária de 8 horas diárias. Quem completar com 80% de presença se qualifica para receber ajuda de custo. Em seguida, acontece a contratação.

Um detalhe: quem se inscreveu na seleção do ano passado precisa se cadastrar de novo! E é possível solicitar o reembolso da taxa de inscrição de 2020 por telefone, no 0800-7218181.

Como se inscrever no concurso do IBGE

As inscrições para as oportunidades de agente censitário municipal e supervisor vão até 15 de março. Para se candidatar, os interessados devem ter Ensino Médio completo e pagar a taxa de R$ 39,49.

Para recenseador, a abertura é na terça-feira (23 de fevereiro) e vai até 19 de março. Os candidatos devem ter Ensino Fundamental completo e pagar os R$ 25,77 da inscrição no concurso.

As provas acontecem em abril:

  • 18 de abril para ACM e ACS;
  • 25 de abril para recenseadores.

O interessante é que, por se tratar de duas datas diferentes, você pode participar dos dois processos seletivos, se tiver condições.

Clique aqui para se inscrever no concurso do IBGE