Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Inscrições para a oficina Olhar Documental

Quem quer aprender o fazer cinematográfico e vive em Cubatão (ou tem disponibilidade para ir até lá) terá uma ótima oportunidade nesse semestre: a oficina Olhar Documental, um dos projetos incubados pela Vara para Pescar.

As aulas têm como objetivo refletir questões relativas à diversidade, tolerância e o empoderamento feminino, além de repensar o papel da mulher no cenário audiovisual brasileiro.

Não é necessária experiência na área para participar da oficina.

O curso é exclusivo para mulheres e as participantes devem ter idade mínima de 18 anos.

São 20 vagas disponíveis.

oficina olhar documentalImagem: Marcio Motta/Innovator Brasil

Sobre a oficina

Para facilitar a participação de todos, a oficina utilizará o celular como instrumento de trabalho. No entanto, quem não tiver um aparelho contará com equipamento oferecido pela organização.

Durante as aulas teóricas, serão abordados conteúdos sobre a realização de documentários, da pré-produção à finalização, história do segmento e exibições de cenas.

“O tema de ‘Diversidade e Tolerância’ já tinha sido desenvolvido na época da criação da oficina, mas ao passar do tempo, algumas colegas da faculdade de cinema montaram uma mostra, na cidade de Santos, para audiovisual criado por mulheres. Foi a oportunidade perfeita de unir o fomento do audiovisual feminino e este projeto de documentários”, explica Douglas.

Após a teoria, os alunos partirão para a parte prática, visando a realização de curtas metragens.

Para finalizar o curso, acontecerá a exibição pública dos trabalhos e um bate-papo com integrantes do Movimento Audiovisual da Baixada Santista.

Inscrições

Ficou interessada? Para participar, você precisa preencher o formulário online (será divulgado aqui). Não há taxa de inscrição.

As aulas serão realizadas em dez sábados seguidos (entre 1° de outubro e 3 de dezembro). Para mais detalhes, basta entrar em contato com os organizadores do Vara de Pescar ou diretamente com o pessoal da oficina olhar documental.