Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Destinos para curtir o calor das férias de verão (mesmo sem férias)

Você já planejou qual vai ser a boa das férias de verão?

A estação mais quente do ano é, também, a preferida da galera para pegar a estrada. E motivos não faltam para isso: o Brasil está cheio de praias lindas, as crianças saem de férias e o recesso significa uma ótima forma de dar aquela escapadinha e, de quebra, começar o ano em grande estilo.

Acontece que, às vezes, a rotina é tão corrida que a gente esquece de se planejar.

juicysantos.com.br - férias de verão

Falta menos de um mês para o início do verão, ou seja, se você ainda não sabe qual vai ser a boa esse é o momento de decidir! Para te ajudar, o Juicy Santos selecionou cidades deliciosas para as férias de verão no Brasil.

Vamos conferir?

Destinos incríveis para curtir as férias de verão

Antes de mais nada, vale dizer que quem vive em Santos e região está numa área privilegiada quando falamos de verão. Isso porque dá para curtir as cidades próximas ou então pegar a estrada e aproveitar praias e cachoeiras que ficam nas redondezas.

Independentemente do seu orçamento, aproveitar as altas temperaturas não precisa ser sinônimo de altos gastos ou muito tempo longe de casa. Por isso, separamos os destinos em:

  • Para um bate-e-volta;
  • Opções para ficar o fim de semana fora;
  • Destinos para curtir se você estiver de férias.

Basta você conferir qual das opções se enquadra na sua situação atual, ler com atenção e se programar. Quando for arrumar as malas não esqueça do protetor solar e quando postar no Instagram use #JuicySantos para gente saber que você aproveitou nossas dicas, combinado?

Bate-e-volta saindo de Santos nesse verão

1. Bertioga

Passou o Guarujá e você já está em Bertioga. A cidade faz parte da Baixada Santista e tem atributos que valem a pena visitar.

Você pode aproveitar as praias, fazer passeio de escuna e conhecer um pouco de história também. Se for credenciado do Sesc, indicamos passar pelo Sesc Bertioga. O equipamento é ENORME e tem estrutura hoteleira, mas atenção: a hospedagem por lá é bem concorrida e os interessados precisam fazer a reserva com muita antecedência.

juicysantos.com.br - férias de verãoImagem: Reprodução/Diego Bachiega

Em Bertioga, a praia mais famosa é a de São Lourenço, mas a Prainha Branca é tão incrível quanto, viu?

2. Boraceia

Seguindo a mesma estrada, Boraceia é a próxima cidade que você vai encontrar. A cidade não faz parte da Baixada Santista, e sim do Litoral Norte. A diferença dela, em comparação com o resto da região, é que essa cidade menos frequentada, ou seja, a faixa de areia vai estar mais tranquila.

Ainda assim, oferece um mar cristalino e bem calmo. Ótimo para passeios com as crianças.

+ Confira também os feriados de 2020 para se programar desde já

3. Ilha Comprida

No sentido oposto, Ilha Comprida fica um pouquinho mais longe. Mas ainda dá para se aventurar em ir e voltar no mesmo dia. A cidade tem 74 km de orla e a praia é bem limpinha, ou seja, pode mergulhar sem medo de ser feliz.

Além das praias, Ilha Comprida também é um destino muito escolhido para a observação de pássaros, trilhas e para acampamento.

4. Itariri

Itariri é uma cidade bem simples e encanta justamente por isso. As cachoeiras têm a água bem geladinha, o que é uma delícia, e a população é bem receptiva. Na hora de voltar pra casa, você pode trazer frutas e legumes fresquinhos.

5. Wet’n Wild

Você prefere se refrescar na piscina? Então uma boa opção é curtir o Wet’n Wild, parque aquático que fica ao lado do Hopi Hari. O local tem piscina com onda, vários toboáguas e até o maior tobogã com cápsula do mundo (!). Quem gosta de adrenalina vai amar e quem não gosta também vai se divertir. Se você não sabe nadar, pode ir sem medo pois a maioria das atrações não oferecem risco.

Imagem: Divulgação

Durante o verão rolam várias festas no parque, então dá uma conferida antes de sair de casa.

Outra dica importante: se você for em galera, as entradas têm desconto!

Destinos para um fim de semana de calor

6. Caraguatatuba

Caraguá, para os íntimos, leva fama de capital do Litoral Norte de São Paulo.

A cidade, que fica entre Ubatuba e São Sebastião, tem paisagens lindas e que vão além das praias com água cristalina. Por lá, a infraestrutura é bem moderna e, por isso, não faltam festas badaladas. Basta só ficar de olho no calendário. Há, ainda, shoppings e opções de bons restaurantes. Durante a sua visita, não deixe de conhecer:

  • Praia do Porto Novo;
  • Praia da Palmeira;
  • Parque Estadual da Serra do Mar.

7. São Sebastião

Queridinha do Litoral Norte, São Sebastião dispensa apresentações.

Se você nunca esteve por lá, a cidade tem praias lindas (assim como todas aqui na lista) e uma noite agitadíssima. Prepare-se para dormir pouco se quiser aproveitar tudo. Entre as praias mais visitadas estão, por exemplo, Cambury, Juquehy, Baleia e Maresias.

Mas não se prenda à necessidade de visitar só elas, todas as praias da cidade são lindas. E, em algumas, você vai ter mais espaço e privacidade. Para quem gosta de café da manhã de hotel, São Sebastião possui redes famosas e boas opções locais para a estadia. Os restaurantes da cidade também não deixam a desejar.

8. Ilhabela

Ainda em São Paulo, mas um pouco mais longe, Ilhabela vai deixar seu feed do Insta incrível sem necessidade de filtro.

A cidade, que fica a 3h30 de Santos, é lindíssima. Conta com mais de 40 praias e centenas de cachoeiras para conhecer, ou seja, recomendamos fazer o roteiro antes de sair de casa. Uma coisa legal é que para poder conhecer mais atrações, você pode passar de táxi marítimo (relaxa, é mais barato do que o nome sugere), fazer passeios de buggy ou alugar uma bicicleta e sair pedalando.

Ilhabela também costuma ser ponto de parada da maior parte dos cruzeiros de 3 dias saindo de Santos.

9. Angra dos Reis

Angra dos Reis (RJ) está na lista das cidades mais bonitas do Brasil. Para melhorar, a cidade fica 470 km de Santos, ou seja, cerca de 6 horas de estrada. Dá para encarar de carro e você vai curtir MUITO! Afinal, a cidade reserva mais de 360 ilhas – todas com águas cristalinas e ricas em fauna marinha.

Para aproveitar um pouco mais, de lá para o Rio de Janeiro são mais 150 km. A estrada que une as cidades é bem tranquila e tem umas paisagens de tirar o fôlego.

10. Rio de Janeiro

Já que falamos na Cidade Maravilhosa não teria como deixa-la de fora da lista.

Cerca de 500 km separam Santos do Rio de Janeiro. Equivale a uma viagem de 7 horas de carro ou então uma boa dormida de ônibus, saindo da rodoviária aqui de Santos ou então do terminal Tietê, em São Paulo. Quando você chegar ao Rio, poderá aproveitar as praias da cidade, pontos turísticos clássicos (como, por exemplo, o Cristo e o Corcovado) ou então partir em um roteiro cheio de história e arquitetura, na região central da cidade.

Os pacotes com aéreo + hotel para o Rio de Janeiro costumam ter valores bons, normalmente a partir de R$ 300, então vale conferir também essa possibilidade antes de arrumar as malas.

Para as férias de verão dos sonhos

11. Salvador

Salvador tem comida boa, praias lindas e cultura.

Você pode ir para curtir uma semana ou ficar o mês todos, ambas as experiências vão ser ótimas e um convite para voltar mais vezes. A boa notícia é que, apesar de ser uma cidade badalada, as férias de verão em Salvador não são caras. Com um pouco de pesquisa você consegue passagens áreas baratas e até a hospedagem tem valores em conta.

Eu, por exemplo, passei a virada do último ano lá e paguei R$ 70 na diária do Airbnb.

Por do sol na Praia do Forte

A Praia da Barra é LINDA e você precisar dar um mergulho por lá. Mas não deixe de visitar também as praias do Buracão, Stella Maris e o Flamengo. Confere também quando o Olodum vai tocar, é incrível.

E aqui tem dicas da Praia do Forte, uma das mais lindas do Brasil.

12. São Miguel dos Milagres

O Réveillon de Milagres se tornou famoso nos últimos anos. Porém não é só na virada do ano que a cidade de Alagoas é uma boa pedida. Pode ir em qualquer época do verão (e até do ano) sem medo de errar.

Você encontrará um cenário paradisíaco. Em São Miguel dos Milagres, predominam as águas cristalinas, piscinas naturais e os mergulhos em um mar morninho, nem dá vontade de sair da água. Mas como o paraíso não é feito apenas de mar e calmaria, reserve um tempo para curtir as festas (são muitas) e a gastronomia local.

13. Trancoso

Trancoso é um distrito de Porto Seguro. Então a sua viagem poderá acontecer em dois destinos incríveis ao mesmo tempo e isso já representa um ótimo motivo para escolher viajar pra lá, né? Mas não é apenas isso! As praias, que inclusive compõem um clipe da Beyoncé, vão te deixar de queixo caído.

A água é gelada, assim como os drinks que acompanham as comidas com o tempero baiano que não tem como não amar.

juicysantos.com.br - férias de verãoImagem: Divulgação

Para além disso, a arquitetura local é um charme – com casinhas coloridas onde encontra-se boa parte do comércio. E a programação traz muito agito durante a noite. Em março, por exemplo, acontece um dos festivais de música mais concorridos do Brasil.

14. Praia da Pipa

Um pequeno vilarejo, perto de Natal (RN). Essa é a Pipa, em um resumo bem rápido.

Conhecido como um dos destinos mais bonitos do Brasil, o local tem ganhado destaque para viagens de férias de verão e também quando se fala de festas de Réveillon. O motivo? As diversas atrações naturais, opções de gastronomia e, claro, a hospitalidade característica do povo nordestino.

15. Balneário Camboriú

Também dá para curtir vistas incríveis sem ir ao Nordeste no verão. Neste sentido, Balneário Camboriú faz sucesso entre os santistas.

Isso porque a cidade parece um pouco com Santos. Tem praia e um comércio bem movimentado, mas não tão intenso quanto em Salvador, por exemplo. Você pode ficar em hotéis de rede, opções regionais ou até optar por um hostel ou Airbnb. Provavelmente, qualquer uma das opções ficará próxima da praia e você conseguirá fazer boa parte dos passeios de bicicleta ou andando.

Dica: não deixe de conhecer a Avenida Interpraias. É uma rodovia que fica paralela ao mar, com um visual lindo e praias vazias.

Não tem jeito, minhas férias de verão serão em Santos

Conferiu nossas sugestões e ainda assim não vai conseguir viajar nas férias de verão?

Calma, isso não significa que você não vai se divertir. Santos é o destino de muitas famílias nas férias, ou seja, você já está onde muitas pessoas planejam viajar. Basta olhar as coisas que fazem parte da sua rotina como um turista. Aqui no Juicy nós estamos sempre em busca de viver primeiras vezes sem sair da cidade. E, só para ilustrar como isso acontece, em uma pedalada pela orla descobrimos uma nova forma de experimentar a escultura da Tomie Ohtake que fica no Emissário.

Tomie Ohtake no Emissário Submarino, em Santos SP

Pegue a sua bicicleta (ou então uma dessas de aplicativo) e vá redescobrir Santos. Se precisar de dicas, é só acessar o Juicy e buscar eventos, atrações e outros rolês que estão acontecendo em Santos.