Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Cuidados com os dentes de cães e gatos

Ter um animal de estimação não é somente fornecer água, ração, banhos e uma casinha. A relação pede, além de muito amor e carinho, cuidados específicos com a saúde do mascote.

Nós já falamos sobre a necessidade de se atentar aos dias de calor, mas não para por aí. O dia a dia do seu cão ou gato deve ser acompanhado, como forma de perceber sintomas de doenças como diabetes e problemas bucais, que são os mesmos demonstrados pelo sistema imunológico dos humanos.

escovar-os-do-cãoImagem via: Duarte Laser

Foi assim que Celso dos Santos notou que sua pastora alemã, Brida, tinha algo de errado. A grande quantidade de água que Brida consumia e, consecutivamente, o excesso de urina, chamaram a atenção do aposentado. Ao leva-la ao veterinário a cadela foi diagnosticada com altos níveis de glicemia. A dificuldade em baixa-los levou a outro problema, focos de infecção nos dentes e gengivas, que impediam a insulina de surtir efeito. Somente após o tratamento dentário o problema pode ser solucionado.

A falta de cuidado com os dentes dos pets não é um problema exclusivo desse caso. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Aboc), problemas bucais afetam mais de 85% dos animais de companhia. Além da alta prevalência de fraturas dentais, neoplasias orais, lesões de reabsorção dentárias nos felinos e estomatites, entre outros.

O ideal é realizar procedimentos como limpeza dos dentes, escovação correta com produtos específicos e exames periódicos (a cada seis meses ou um ano).

como-escovar-dentes-caesImagem via: cachorrogato.com

“A limpeza dos dentes dos pets é fundamental para manter a saúde deles. É preciso escovar os dentes do cachorro diariamente com produtos e equipamentos próprios para evitar o acúmulo de tártaro”, explica a médica veterinária Antonella Chiaratti.

Caso tenha restado alguma dúvida, ou você tenha percebido algo de errado com o seu bichinho de estimação, vai rolar a 1ª Campanha de Saúde Bucal de Pets em Santos, até o dia 24 de abril (sexta-feira). As avaliações odontológicas e orientações serão gratuitas e vão acontecer no Centro Médico Veterinário Vitale.

Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas, mediante agendamento. Para mais informações ligue (13) 3041-349 ou vá diretamente à clina na Av. dos Bancários, 6 Ponta da Praia.