Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Tudo sobre o primeiro hospital veterinário público de Santos

Que Santos é uma cidade de referência quando se fala na proteção da vida animal você talvez já saiba. Aqui não tem só lugares legais para ir com os pets ou estrutura hoteleira pra atender quem vem de fora, mas também leis que garantem o bem-estar dos nossos bichinhos. E, agora, teremos o primeiro hospital veterinário público de Santos.

Esse equipamento vai oferecer atendimentos como consultas, cuidados emergenciais, exames como ultrasom, tratamentos e cirurgias de forma muito mais humanizada. E é uma demanda antiga dos protetores da nossa cidade.

Ou seja, vamos ter o “SUS dos pets” aqui na cidade.

www.juicysantos.com.br - hospital veterinário público de santos

Onde será o hospital veterinário público de Santos?

Ele vai funcionar no bairro do Bom Retiro, na Zona Noroeste. Mais especificamente, na esquinta das ruas João Fraccaroli e Amadeo Barbiellini. Fica pertinho do Jardim Botânico.

As obras começaram no mês de abril de 2024. E a previsão é que ele já esteja aberto ao público em 1 ano.

São quase 1.000 metros quadrados de área em dois andares para atender, preferencialmente, famílias de baixa renda e animais abandonados nas ruas de Santos. Então, essa unidade vai ajudar a aumentar a atenção gratuita diária e a qualidade de vida oferecidas a cães e gatos, hoje assistidos pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida). Em dois anos, o órgão realizou 10 mil castrações, 12 mil atendimentos clínicos e ofereceu 10 toneladas de ração.

www.juicysantos.com.br - hospital veterinário público de santos

“A gente sabe que as pessoas têm cães e gatos, porém muitas não têm recursos para alguns atendimentos mais complexos. É isso que a gente vai oferecer, ampliando o trabalho que já é oferecido pela Codevida, que é uma referência nacional”, disse o prefeito Rogério Santos na cerimônia que marcou o início das fundações.

www.juicysantos.com.br - hospital veterinário público de santos

De acordo com a presidente da ONG Defesa da Vida Animal, Marília Azevedo Moreira, Santos tem cerca de 250 mil animais domésticos, entre cães e gatos. E nem todo mundo tem condições de pagar um veterinário particular.

“Esse hospital vai ser um fôlego a mais na Cidade. Espero também que essa iniciativa pioneira na região sirva de inspiração para outros municípios, cujos animais acabam vindo para atendimento em Santos”, afirma a defensora dos pets. 

Aqui é pet friendly: 4 fatos que tornam Santos uma cidade amiga dos pets

1. Leis contra a crueldade animal

É muito comum – e extremamente triste – ver nas redes sociais casos de agressão física, abandono, exposição a locais não higiênicos ou inadequados ou condições de alimentação e hidratação ruins quando se trata de animais.

E essa negligência é crime.

Em Santos, uma lei complementar (1.208, de 2023) estabelece que os locais que permitem a circulação de animais em seu interior são obrigados a denunciar caso sejam presenciadas ocorrências de maus-tratos. Já a Lei Complementar 1.100, de 2020, proíbe o acorrentamento de animais, de forma permanente ou rotineira. Estes somente poderão ser presos em curtos períodos de tempo a uma guia do tipo vai-vem com comprimento mínimo necessário à sua locomoção e bem-estar.

Se você se deparar com qualquer ação que coloque em risco a integridade emocional ou física de um bicho, ligue para a Guarda Civil Municipal, no 153, acione a Ouvidoria Pública no 162 ou no (13) 3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18:30h ou faça a denúncia online.

2. Selo para estabelecimentos pet friendly

Desde 2022, os hotéis, pousadas, bares, restaurantes e comércio em Santos podem pedir o selo de pet friendly em Santos.

Eles recebem uma placa que fica exposta e facilita a comunicação e o atendimento de tutores acompanhados de seus pets. E o melhor: além de aumentar a diversidade e a inclusão, também favorece a economia local. Em abril de 2024, havia 31 empresas cadastradas.

www.juicysantos.com.br - hospital veterinário público de Santos

Entre os requisitos, estão ter ambiente propício para animais, equipe preparada para lidar com os pets, sinalização de onde é permitido ou não a presença deles e outros.

Se você quiser cadastrar, é só ir ao site Turismo Santos, ir ao campo de busca e digitar “Santos Pet Friendly”. Preencha o questionário e, em seguida, aguarde a equipe técnica analisar as condições do lugar. Há um prazo de dez dias corridos para a concessão ou não do selo  Estabelecimento Amigo dos Animais.

3. Primeira praia aberta a cães do estado de São Paulo

Desde 2021, Santos tem uma parte da praia do José Menino liberada para os cães todos os dias da semana, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

Eles podem circular na faixa de areia da praia de Santos, exclusivamente em um trecho de cerca de 14 mil metros quadrados, entre o posto 1 de salvamento e o novo Quebra-Mar. Vale lembrar: nas demais áreas, a circulação continua proibida! Isso porque pode ser perigoso tanto para os animais quanto para os banhistas.

4. Voluntariado pra quem ama pets em Santos

Dois projetos municipais da Codevida estimulam a interação com os pets na cidade: Rolê Animal e Aconchego Felino.

No Rolê Animal, os participantes podem passear com alguns dos 80 cães nos arredores da unidade.

Já em Aconchego Felino, os gatinhos esperam por companhia para receber momentos de carinho.

Se você ama animais e quer doar tempo, não pode ou não quer adotar no momento ou deseja primeiramente conhecer os pets antes da adoção pode estar com eles sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 16h, na sede da Codevida, no Jabaquara.

Existe, ainda, o projeto de apadrinhamento de animais para passar um fim de semana com um deles.