Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

9 dicas para donos de gatos

“Qual presente é maior do que o amor de um gato?”

Essa frase, atribuída ao escritor inglês Charles Dickens, resume bem o que nós já sabemos: gatos fazem a nossa vida mais feliz e completa.

Aqui no Juicy Santos, somos absolutamente apaixonadas por eles.

Então, a dica deste post vai para quem também ama esses animais.

Conversamos com Michelle Espinha Félix, que é a veterinária especializada em felinos da Clinvet, pra desvendar um pouco dos mistérios que estão por trás dessa espécie.

Pra começar, ela explicou que as pessoas têm a tendência a comparar muito a saúde de gatos com a dos cães. Mas acontece que eles não poderiam ser mais diferentes – e os cuidados com cada um deles também.

“Em relação ao metabolismo, ao comportamento e às necessidades, os gatos precisam de uma atenção especial. Outro erro comum é pensar que as duas espécies podem receber os mesmos medicamentos, o que é um erro”.

A longevidade média de um gato fica em torno de 15 a 22 anos, então eles são grandes companheiros de longo prazo – desde que bem cuidados.

A saúde dos gatos

Aqui estão 9 informações importantes para donos de gatos, que a Michelle destacou pra gente.

www.juicysantos.com.br - veterinário para gatos em santos sp

1. O gato é estritamente carnívora. Por isso, deve se alimentar com uma ração específica indicada por um profissional. Jamais dê comida “humana” para seu gato.

2. Por ingerir menos água, as comidas pastosas (os famosos sachês) precisam estar presentes esporadicamente no cardápio dos felinos. Essa introdução fica melhor quando feita ainda com o filhote.

3. Silenciosos, eles dão sinais bem sutis na hora de comunicar problemas de saúde. Então, vale a atenção dos donos para observar e entender o que está acontecendo.

4. Falando nisso, os gatos precisam passar por uma consulta veterinária uma vez por ano.

5. O problema de saúde mais frequente é a nefropatia, ou doença nos rins. Isso porque, como já falamos, esses pets bebem pouco líquido. Então, uma boa opção é ter uma fonte que imita uma torneira (bebedouro), o que eles acham bem divertido. Aqui no Juicy Santos, mostramos há algum tempo atrás a Gatolino, uma linha de bebedouros temáticos de Santos bem fofa que você precisa conhecer.

6. Eles passam um pouco mais de frio do que os cães, por isso não sofrem tanto no calor. Mas o efeito do verão neles é ficar um pouco mais lentos do que de costume. Pra aliviar, o dono pode colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro ou ainda fazer o chamado “picolé de gato”, com atum em água (não pode ser em óleo) em forminhas de gelo. Eles amam!

7. O gato faz sua própria higiene, então não precisa de banhos frequentes. Até porque esse momento causa muito estresse pra eles. Apenas as raças mais peludas exigem a tosa higiênica para evitar o embaraço dos pelos.

8. Ao contrário do que muita gente pensa, as bolas de pelo não são normais. Se o seu gato está expelindo, procure um veterinário.

9. A castração é MUITO importante nos gatos, pois o cio se mostra um momento estressante para todos – gatos e donos. A esterilização deve ser feita antes do primeiro cio nas fêmeas (até 6 meses), até porque ajuda a prevenir os tumores de mama.

Veterinário para gatos em Santos

Se você está em busca de um profissional pra cuidar bem do seu gatinho, procure a Michelle.

hospital veterinário Clinvet existe desde 2003 e tem uma equipe super capacitada para lidar com os pets santistas com a maior dedicação.

Além de consultas e avaliações clínicas, oferece também cirurgias de alta complexidade e serviços veterinários diferenciados, como acupuntura, fisioterapia, exames, atendimento de animais silvestres e odontologia, entre outros.

Fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 46, Aparecida, e atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.