Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Como escolher a cor de decoração da casa

  • 8
    Shares

O apartamento está escolhido, a localização é perfeita, a burocracia já foi resolvida…

Agora chegou a hora da mudança. Apesar de todo o esforço para conquistar um lar, seja comprando ou alugando, surge a dúvida: como deixar a casa com a sua cara?

Hoje em dia, voltamos a passar bastante tempo do lado de dentro, naquele combo Netflix + delivery ou recebendo amigos para um vinho ou cerveja.

Uma das maneiras mais interessantes de dar personalidade a um imóvel é na combinação de cores. Por isso, vamos dar alguns insights aqui para quem está em busca de dicas de decoração nesse sentido.

Qual a cor de decoração da casa?

cozinhaImagem: Reprodução

Depois de vários anos em que o preto era a cor dos itens eletrônicos e a geladeira era branca, com móveis em preto e branco ou mogno, as coisas mudaram. Em qualquer loja de departamento, é fácil encontrar tudo em cores como vermelho, amarelo e até rosa.

Por isso, quem vai casar ou morar sozinho (mas com uma festinha de open house para ajudar), deve dedicar um tempo para essa questão.

Qual cor escolher para a decoração da casa

Há quem tenha uma cor preferida e não tenha dúvidas; outras pessoas preferem tons neutros, para não sair da moda; e um terceiro grupo nem pensa muito sobre isso.

Você, provavelmente, é parte dessa galera né? Calma, não vai ser tão difícil!

Todo ano é lançada a cor Pantone, que deve ser a cor da moda durante os 365 dias que segue. Neste ano de 2018, já contamos aqui sobre o roxo da moda, chamado Ultra Violet.

Essa costuma ser a cor das vitrines das lojas e de muitos lançamentos, então é uma boa opção se você quiser manter um padrão, pois tende a ser mais fácil encontrar todos os produtos.

Outra boa forma de escolher é entender o que cada cor significa e como elas funcionam no ambiente. Para isso, muita gente usa o feng shui como base. Por isso, nós vamos resumir o que cada cor significa segundo essa técnica chinesa:

Azul
O azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. Segundo a técnica, é uma boa cor para salas, quartos de casal e crianças, biblioteca ou espaços para estudo.

Amarelo
Essa cor representa poder, riqueza, concentração e sabedoria. Também é indicada para salas de estudo e escritórios.

Branco
O branco é uma cor pura e, por isso, costuma ser evitado em totalidade na decoração. Uma vez que indica neutralidade de sentimento e pode causar irritação, impaciência e dificuldade de concentração.

Vermelho
Já o vermelho deve ser usado com cuidado, pois seu excesso pode trazer alterações de comportamento. Combine com cores suaves e evite fachadas em vermelho.

Verde
É a cor da família e representa a madeira quando se expande em frutos e flores. Por isso, representa uma ótima cor para quartos e para marcar um novo ciclo.

salaImagem: Reprodução

Como dizer aos convidados a cor da decoração da casa

Você vai casar e ganhar presentes. Agora que você parou para pensar e escolheu a cor, vem outra questão: como dizer isso aos convidados da festa?

Se o seu casamento tiver lista de presentes em sites online, coloque apenas os itens na cor desejada. Mas, caso você tenha optado por não criar esse tipo de mecanismo, vale entregar junto ao convite ou explicar quando os convidados questionarem.

Muitos casais optam por fazer um save the date, para entregar durante o chá bar e colocar essas e outras explicações detalhadas nele.

Para o chá bar, você pode pedir que os itens sejam da cor desejada para a cozinha. Nesse caso, não tenha vergonha e coloque o produto descrito. “Espatula de silicone azul” ou “potinhos de plástico com tampa amarela”, por exemplo. Se você achar que algumas pessoas não vão gostar, separe para elas itens que não tem cor, como abridor de garrafa e amassador de alho, e deixe esses pedidos mais cara de pau para os convidados mais próximos 🙂