Ultra Violet: conheça a história da cor do ano Pantone 2018

  • 210
    Shares

ultra-violet

A cor do ano Pantone 2018 já foi lançada.

Mas, antes de falarmos sobre isso, você sabe o que é Pantone?

www.juicysantos.com.br - o que é pantone

A Pantone é uma empresa criada e sediada nos Estados Unidos que ficou conhecida por seu sistema de cores lançado inicialmente em 1963.

Suas cores são utilizadas principalmente na produção gráfica, mas também podem ser vistas na indústria de tintas, plásticos, tecidos e decoração.

A diversidade de tonalidades na paleta da empresa é enorme, já que o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para que sejam criadas novas cores.

Desde 2000, no final de todos os anos, a Pantone anuncia a cor do ano seguinte. Dentro da empresa, existe uma divisão chamada Pantone Color Institute, que é a responsável pelo estudo dessas tendências que influenciam o mundo todo.

As cores do ano da Pantone

Para fazer a escolha da cor, a empresa realiza inúmeras pesquisas durante um ano inteiro para entender as emoções culturais de época. A ideia é que a cor não seja apenas uma “simples” tendência e, sim, uma tonalidade que represente um ponto de equilíbrio em meio a tantos acontecimentos no mundo.

A definição da cor é um processo delicado que exige muito trabalho, pois, além de todos os acontecimentos globais, a empresa também leva em consideração o efeito psicológico que a cor vai levar ao consumidor.

www.juicysantos.com.br - cores do ano pantone desde 2010

Em 2016, por exemplo, os tons foram definidos como uma forma de amenizar o clima de tensão vivido nos últimos meses: o Rose Quartz e o Serenity. A combinação de cores era agradável para o nosso cérebro e transmitia uma sensação de paz e tranquilidade.

“A Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual”, Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute.

Neste mês, a Pantone fez o lançamento da cor tendência de 2018: o Ultra Violet (Código 18-3838). O tom é um roxo, com toques de violeta e descrito pela empresa como uma cor “dramaticamente provocativa e reflexiva”.

Cor do ano da Pantone 2018

A aposta foi inspirada no misticismo, na magia, espiritualidade, nos mistérios dos Cosmos e no vasto e ilimitado céu noturno.

Segundo nota oficial da empresa, esta cor sempre foi associada às práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado. A escolha tem ligação com a meditação e com atividades onde as pessoas buscam energização, inspiração e conexão.

Ultra Violet na decoração

www.juicysantos.com.br - ultraviolet pantone 2018

Os ícones da música: Prince, David Bowie e Jimi Hendrix também foram fontes de inspiração. Para a Pantone, eles trouxeram os tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop, como expressões pessoais da sua individualidade.

www.juicysantos.com.br - ultraviolet pantone 2018

“O Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas” (Pantone).

Para a decoração, eu achei a cor incrível! Um tom forte que tem capacidade de transformar completamente um ambiente e se tornar a personagem principal do espaço.

www.juicysantos.com.br - ultraviolet pantone 2018

O mais interessante dessa tonalidade é que ela pode ser utilizada em ambientes mais refinados e também em estilos mais descontraídos e industriais.

www.juicysantos.com.br - cor do ano pantone na decoração 2018

Pra quem tem medo de apostar nos tons mais fortes, experimente utilizá-los nos objetos decorativos. As cores podem ser aplicadas nas almofadas, nos objetos e até mesmo em peças como tapetes e papeis de parede (que podem ser facilmente trocados).

A empresa destacou o Ultra Violet como uma cor que inspira receptividade e acolhimento e, por isso, se torna uma ótima opção para as recepções de hotéis e até mesmo clínicas.