Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Prefeitura de Santos proíbe plásticos de uso único: entenda o decreto

Depois da proibição dos canudos em Santos, a cidade dá mais um passo em direção à diminuição da quantidade de lixo plástico emitido. Isso porque, de acordo com um decreto assinado na última quarta-feira (5 de junho), agora Santos proíbe plásticos de uso único.

Santos proíbe plásticos de uso único: entenda

A estimativa é que, até o final de 2020, o uso de itens como como, por exemplo, copos, talheres e pratos descartáveis seja banido em sua totalidade. Isso vale tanto para os setores da administração direta quanto indireta da cidade.

www.juicysantos.com.br - prefeitura de santos bane copos plásticos

Para ilustrar o tamanho do que estamos falando, vamos aos números.

Só em 2018, a Prefeitura comprou 1,8 milhão de copos plásticos. Cada um dos copinhos demora, em média, 400 anos para se decompor na natureza. Se isso não te preocupa, imagine o valor gasto na aquisição de um item que vai para o lixo em poucos segundos.

E não é assim só com copos, né?

“Esses produtos surgiram numa linha do conforto, mas quem paga a conta é o meio ambiente. Nós fazemos parte disso, já que também somos prejudicados com a poluição. Entendemos que o uso correto dos materiais reutilizáveis produz a redução do lixo e é nisso que estamos investindo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

O primeiro setor a se adaptar é a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Para eles, o prazo é de até 30 dias para aderir à exclusão total dos plástico e os substituir por artigos reutilizáveis. Para os outros setores, a adequação deve acontecer até 31 de dezembro do próximo ano.

Ainda de acordo com a lei, será possível executar a gestão dos estoques atuais da Administração. Em seguida, deve-se evitar novas compras.

Casos dos itens ligados à saúde, em que exista algum risco de contaminação, por exemplo, são exceção.

Como evitar plásticos na sua casa

Já que o decreto só fala sobre setores da administração da cidade, cabe a você fazer o mesmo ou não aí na sua casa.

www.juicysantos.com.br - prefeitura de santos vai banir plástico de uso único

Apesar de parecer impossível, existem algumas maneiras de fazer isso. Para começar você pode, por exemplo, adquirir ecobags e abrir mão das sacolinhas do mercado. Outra medida possível é ter o seu kit de talheres e canudo reutilizáveis na bolsa. Levar consigo ou usar no trabalho a sua própria garrafa d’água e uma caneca também são atitudes simples que fazem uma grande diferença.

Esses itens podem ser encontrados em eventos como o O Coletivo, Gran Bazar e o Villarejo Bazar 🙂