Texto porAmanda Pitta
TAGs

Mercadinho de Verão Juicyhub reúne marcas locais incríveis

Durante os dias 21, 22 e 23 de dezembro de 2022 o Juicyhub organiza e abriga a primeira edição do Mercadinho de Verão. Com o propósito de apoiar os pequenos negócios da região, o evento foi estruturado em menos de 10 dias pelo time do Juicyhub atendendo ao chamado de várias microempreendedoras locais. Afinal, é fim de ano e nessa época a demanda dos consumidores é alta – e o olho no olho faz toda a diferença.

Das 12h às 22h nos dias que antecedem o Natal, a intenção é conectar gente querendo pulsar a economia local com marcas cheias de personalidade. Vale a pena passar na Ana Costa 433 e conhecer cada uma. Aqui embaixo vamos dar um aperitivo pra você! Será possível encontrar itens de moda, moda afro, acessórios autorais, cerâmicas, cosméticos veganos, velas artesanais, cestaria, papelaria, decoração, joias, pratas, bolsas veganas e as conhecidas camisetas da Juicydeli para aqueles que gostam de vestir seu amor por Santos.

Conteúdo e compras juntos no Mercadinho de Verão

Outro ponto interessante do Mercadinho de Verão é a sua trilha de conteúdo onde Nathália Aoão e Ludmilla Rossi falarão e mediarão uma conversa sobre Transição de carreira em 2023, enquanto Camila Genaro ministra oficina de Storytelling para quem deseja aprender a contar sua história.

Confira a história das marcas confirmadas no Mercadinho de Verão

Juicyhub Projeto MAR

Abicatori
Com propósito e ideias sustentáveis, Flávia Abicatori corre contra o imediatismo e o consumo desenfreado. Reutiliza materiais como câmara de pneu, madeira de reflorestamento, lonas, cartazes, e outdoor. Adepta do slow-fashion, respeita o tempo natural do processo criativo e produz uma bolsa por vez. Clientes que quiserem renovar o armário e trouxerem uma bolsa antiga para trocar ganham 30% de desconto ou um mimo.

Afete.se Acessórios
A cor é o elemento principal dos acessórios modernos de Luísa Alves. Feitos com a técnica de curva livre em cerâmica plástica, as peças são produzidas manualmente. E são fruto das pesquisas e experiências da artista com técnicas de pintura.

Allmazzi
Criada em 2013 porque Carinne Capela queria deixar a CLT e passar mais tempo com a filha, a Allmazzi carrega sua história no nome, mazzi era como ela chamava a filha Alice. Jóias em prata, lindas, delicadas e de altíssima qualidade escolhidas com muito amor e carinho.

Berllô
Criada em 2019 pela santista Amanda Crespo com o intuito de juntar uma grana extra para ir morar fora. O empreendimento deu tão certo que hoje Amanda mora na Irlanda e quem cuida da marca é a sua irmã Isabela. Semijoias delicadas feitas com cristais coloridos, zircônia e pérolas de água doce e salgada.

Binhas Congelados Artesanais
Sensação do Instagram, você precisa provar os pães de queijo da Binhas! Em cinco meses, a Bruna Sousa conseguiu realizar o sonho de tirar sua mãe – a Binha – do trabalho doméstico. Com receita caseira, calabresa com catupiry, pizza, goiabada e Nutella são alguns dos sabores que estarão disponíveis no mercadinho. E pra quem quiser provar todos, é só comprar o pacote de pão de queijo sortido.

Botea & Friends
A marca de chá 100% natural tem o propósito de servir como um suporte no fortalecimento da autoestima familiar. Um dos objetivos da Botea & Friends é ajudar a introduzir momentos lúdicos à rotina de forma prática e instintiva, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos, momentos de relaxamento e presença. Claudia Drygalla, sommelier de chás, nasceu em Santos, morou em São Paulo, Alemanha, França e hoje mora na Praia Grande. Seus chás refletem suas experiências.

Solo Fértil, Binhas e Botea no Mercadinho de Verão no Juicyhub

Botica Vegetal
Todos os produtos artesanais da Botica Vegetal são de ação fitoterapêutica e regeneradora, feitos por mulheres a partir de matéria prima 100% natural. A missão da artesã e educadora popular Natasha Lefosse é ajudar a educar o público sobre o uso seguro de plantas medicinais e a multiplicação de farmácias vivas agroecológicas. Facilitando o processo de (re)conexão entre o Ser Templo-Corpo-Natureza. Não deixe de conhecer a Pomada Curativa e o Tônico Digestivo.

Casa dos Carimbos
Priscilla Ferreira segue o legado de seu pai Nelson Ferreira dos Santos, o primeiro carimbeiro da Baixada Santista. Fundada em 1978, a Casa dos Carimbos já é tradição. Além dos clássicos de madeira e automáticos, Priscilla deu uma nova cara ao empreendimento com carimbos personalizados e mais fofos.

CATWALK
A CATWALK é uma marca de óculos super fashionista e tendenciosa, que visa trazer não só o uso do óculos como saúde ocular, como também um acessório para composição de looks! A proprietária Liddy Bertolino com sua curadoria afirma que a marca tem os óculos mais estilosos da Baixada Santista.

Chinua
Sinônimo de autoafirmação, amor por arte e trabalho manual feito por mãos negras, a Chinua foi idealizada por Camila Araújo para fortalecer a autoestima da mulher através de seus produtos. Praticidade, conforto, alegria e versatilidade são o lema da empresa. Não deixe de conferir a corda versátil, queridinha da marca. No Mercadinho também estarão expostos kimonos, turbantes, brincos, jogos americanos e muito mais. Tudo confeccionado com tecidos do continente africano.

Choice Experience
Danielle Martins acredita que a vida é feita de escolhas, e a Choice oferece as melhores delas. Junto com Paula Tavares, quer alegrar o dia a dia das pessoas. As ceras vegetais hidrossolúveis ecológicas da marca não emitem toxinas passíveis de causar danos ao ambiente. E os protetores de móvel que vêm com elas são feitos de juta pela mãe da Dani. Vale a pena conhecer as fragrâncias exclusivas da marca: Vento no Litoral, Uma Casa no Campo e Memórias do Oriente.

Ciano Cerâmica
Mais do que peças de cerâmica, a Ciano busca conectar pessoas, fornecendo utilitários de mesa que tornem todas as refeições momentos especiais. A partir de uma arte de mais de 70 mil anos e design minimalista, Geo Mantovani desenvolve louças incríveis que proporcionam sentimentos reais. A inspiração vem do oceano e da praia. Procure pela coleção homenageando locais de Santos e o Bowl Boqueirão (para os íntimos, Bowlqueirão).

uma imagem de um jogo de prato estampado, velas e um jogo de cerâmica

Desapegos de Estilistas
Diana Santos faz a curadoria do Desapegos de Estilistas. Formada em moda, ela está no mercado há 8 anos. Pensando na sustentabilidade e redução dos impactos ambientais, no espaço, como o nome diz, você vai encontrar desapegos de estilistas e blogueiras da cidade. Se você quiser fazer uma troca, o seu desapego também será muito bem-vindo!

Felichita
Usando chita 100% algodão, Ligia Martins faz todo o processo artesanal de tratamento e tingimento dos tecidos da Felichita. Cada peça única é colorida com pigmentos naturais, como a cúrcuma, por exemplo, e preparada com produtos veganos feitos pela própria artesã.

Flores Ci
A marca Flores Ci, oferece produtos com alma. Você vai encontrar objetos de decoração e presentes personalizados, que integram arte, criatividade e beleza com afeto e efeitos terapêuticos. A marca também desenvolve projetos especiais para presentes, decoração e eventos pessoais e corporativos.

GAR.IMPEI
Apaixonada por moda, Verônica Oliveira garimpa os achados do brechó cheio de peças vintages e atemporais. A missão do GAR.IMPEI é dar novos ciclos para roupas antigas, ajudando na moda circular e na redução do lixo têxtil.

Gosto Q Ti Enrosco
Na marca de vestuário feminino com estilo “Hippie Romântico”, Thaynan Gonzalez e Sandra Gonzalez, mãe e filha, tentam resgatar o consumo de produtos de qualidade. Adeptas da costura embutida visando qualidade e alta durabilidade, as peças da Gosto que Ti Enrosco são feitas artesanalmente com muito amor.

In.Finito de Nós
Com abordagem Boho, a In.finito de Nós confecciona cestos versáteis e acolhedores em cordão de fibras naturais, como algodão, juta, sisal e customiza cestos de artesãos do Nordeste brasileiro. Valdeci Teixeira da Costa criou a marca pelo desejo de compartilhar a paixão pelo deslumbrante artesanato brasileiro e na criação de novos designers.

as imagens mostram três fotos de marcas alternativas com roupas coloridas e um cachepôs

Inkognita
Diego Bueno focado em uma nova identidade traz sua coleção produzida totalmente a partir do reaproveitamento de peças de segunda mão, feita com a técnica de upcycling. Buscando uma moda autoral e consciente, bem como um incrível acervo de peças garimpadas e escolhidas com muito zelo.

Juicydeli
Filha do Juicy Santos, aquele que vive espalhando o orgulho caiçara por aí. Nasceu dos inúmeros pedidos da comunidade para espalhar mundo afora o amor por morar na praia.

Kelluma Store
O mix de Beleza, Identidade e Autenticidade é a expressão da Kelluma Store. Moda versátil com estilo e personalidade é o que Kelly Aguiar tem em mente quando pensa no desenvolvimento das peças ou no que traz pra fazer parte da curadoria da loja.

LANAI
A LANAI é uma marca slow fashion autoral que transborda conforto e personalidade. As peças são pensadas para mulheres reais que acolhem a mudança de seus corpos, sendo versáteis e modulares. A marca foi idealizada em 2017 pela santista Beatriz Santos e mostra o conceito “coastwear’, por onde ressalta a identidade da leveza e força das mulheres do litoral Sul de São Paulo.

MRN Conceito
Influenciada pela arquitetura, artesanato, cromoterapia e benzedeira, a MRN Conceito fará você mergulhar em um universo de cores onde tudo é feito com muito amor e intenção, com produtos com vibração de cura. Mariana Riello Nishimura acredita que as cores curam e quer ajudar as pessoas a entender cada vez mais essa influência e a fazerem melhores escolhas na hora de consumir. Atrelando o consumo ao bem-estar e agregando a Cromoterapia ao seu dia a dia.

Projeto MAR
O projeto criado em agosto pela CUFA da Baixada Santista é parada obrigatória para todo mundo que quer algo único e exclusivo. Usando técnicas que aprenderam com a artista plástica Ivone Rigobello, as bolsas feitas por Helena, Sylvia e Meire chamam a atenção por suas cores alegres e estampas vibrantes. O preço também é sensacional e vai de R$ 20 a R$ 60.

Sergio Scazufca
Artesão artista desde sempre, Sergio Scazufca esculpe jóias à mão com gemas cravadas em jacarandá da Bahia. Na artesania de baixo impacto, procura usar materiais abundantes ou residuais que ajudam a construir sua estética. O desperdício de plástico nas cidades inspirou Sergio a criar brinquedos com formas ergonômicas e cores fortes que estimulam o pensar.

Solo Fértil
A Solo Fértil foi a primeira marca caiçara de beleza vegana a conquistar uma produção industrializada e certificada pela ANVISA. Luiza Haddad começou fazendo sabonetes veganos para uso próprio pois não queria mais usar produtos testados em animais ou com gordura animal na fórmula. A experiência deu tão certo que passou a vender para as amigas e hoje vende para o Brasil inteiro. Seus produtos em barra dispensam embalagens plásticas e são uma solução para o problema global de gestão de resíduos.

Sou de Sal
A Sou de Sal nasceu da junção do amor pelo mar com o amor pelo feito à mão. As peças versáteis são feitas por mãe e filha. Bárbara e Nadir Terra produzem sem pressa, com excelência e durabilidade, estimulando assim um consumo mais consciente. Elas desejam que as cangas e kimonos da marca proporcionem momentos de acolhimento e alegria para quem usar.

VIS
O propósito de Brunna Vilar é levar beleza e transformar a energia de quem usa VIS. Os cristais são os protagonistas em jóias atemporais, minimalistas e unissex. Feitos à mão com materiais de alta qualidade e durabilidade, provenientes da indústria nacional. Garantindo sua procedência e incentivando a indústria brasileira. Pioneira no segmento, a marca já tem 9 anos no mercado e já figurou na programação da Rede Globo.

Impacto social presente

Outra iniciativa de impacto do Mercadinho de Verão é a parceria com o Instituto Elos e todos os clientes que cadastrarem o CPF na Nota Fiscal Paulista com o Instituto ganharão um voucher de R$ 50 para consumir imediatamente no Juicycafe. O Instituto Elos também apoia o desenvolvimento comunitário, criando ferramentas e metodologias que impulsionam projetos de pessoas e comunidades mundo afora.

Programação completa

Nathália Aoão e Ludmilla Rossi

21/12
12h às 22h – Mercadinho de Verão
17h – 2023: o ano da minha transição de carreira com Nathalia Aoão e Ludmilla Rossi (inscrições aqui)
19h – Como contar sua história para vender sua marca com Camila Genaro (inscrições aqui)

22/12
11h – Presença da Juliana Goes no Juicyhub para último Juicycast do ano
12h às 22h – Mercadinho de Verão
12:30 às 13:30h – Desapegos de cosméticos da Ju Goes
16h – Contação de histórias para crianças com Camila Genaro

23/12
12h às 22h – Continuação Mercadinho de Verão
16h – Contação de histórias para crianças com Camila Genaro

Por que eventos como o Mercadinho de Verão são importantes para Santos?

Desde 2015, eventos focados no nano varejo da nossa região ou do estado crescem em volume na Baixada Santista. Desde sempre, nós do Juicy Santos apoiamos esses eventos porque acreditamos que uma economia local forte é sinônimo de grupos minorizados com mais poder econômico – e o resultado final dessa longa cadeia é menos desigualdade.

Quando você compra de um pequeno negócio você faz o coração da sua cidade bater mais forte. Não é à toa que grandes centros urbanos do mundo apoiam esse movimento, que é muito forte na Europa e em algumas cidades americanas. Com o ecommerce e muitos produtos ao alcance da nossa mão, priorizamos sempre a comodidade. Mas quando vamos à eventos, aos centros comerciais do nosso bairro, ou nos damos a oportunidade de flanar por esses locais (essa palavra significa sair por aí, por caminhos inesperados), sempre conhecemos pessoas e produtos interessantes, oriundos de sua criatividade.

Quando você apoia movimentos assim, você está sendo parte da solução: além de consumir produtos de excelente qualidade, quase sempre afetivos e feito por mentes e mãos criativas, você coloca o dinheiro na mão das pessoas certas.

Despertar para isso é libertador!

Informações

? 21, 22 e 23 de dezembro
⏰ das 12h às 22h
?Av. Ana Costa, 433 – 4° andar – Gonzaga (Parque Ana Costa)
? Estacionamento no local (terceirizado)
? Se possível, traga sua ecobag
? Pet friendly