Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Um ano antes do casamento: o que já deve ser decidido

Nós já falamos que é possível planejar um casamento em três meses.

Mas, sejamos sinceros, para a maioria dos noivos, esse intervalo envolve o período da ansiedade e dos ajustes finais. A organização do grande dia começa MUITO antes, normalmente com mais de um ano de antecedência.

Por um lado, isso é ótimo. Afinal, dá tempo de pagar a festa com calma e não acumular dívidas. Mas, ao mesmo tempo, pode ser difícil saber se vocês estão dentro do cronograma, atrasados ou adiantados demais. Quer dizer, é assim para quem não ler essa matéria do Juicy, pois hoje nós vamos te contar o que deve ser decidido um ano antes do casamento.

Decisões para serem tomadas um ano antes do casamento

Isso diz respeito ao tempo que vocês têm para planejar a festa. Mas, em geral, é bacana que o casal já tenha decidido ou esteja perto de decidir as seguintes questões um ano antes do casamento:

www.juicysantos.com.br - Um ano antes do casamentoImagem: Ben Rosett para Unsplash

1. A data do casamento

O dia do casamento é a primeira coisa que precisa ser definida, afinal é com base nela que outras decisões serão tomadas. Só para exemplificar, o estilo do vestido e o cardápio, são alguns dos itens decisivos que precisam ter como base a data da festa.

2. Orçamento

Também existe uma enorme importância em saber quanto querem gastar com a festa. Afinal, a partir de agora, vocês vão começar a busca por fornecedores e é importante saber o valor exato disponível. Isso porque, dessa forma, gastos desnecessários serão evitados e vocês terão firmeza ao falar não para coisas que são legais, mas não são possívei$$$.

+ Por que fazer RSVP na festa de casamento

3. Fornecedores 

Muitos casais deixam para contratar fotógrafo e equipe de filmagem perto da data, mas isso é um grande erro. O motivo? Primeiramente, eles podem não ter a data disponível e também há o risco de o valor do serviço não ser compatível com o que sobrou do orçamento. O mesmo vale para DJ e banda, por exemplo.

Liste fornecedores que você não quer ficar sem e já comece a busca, assim é possível que eles parcelem o valor 🙂

4. O que vocês querem da festa

A festa será temática? Com muitos convidados ou mais íntima? Qual será o estilo do casamento? Moderno, tradicional ou mais rústico? Definir esses itens também vai ajudar nos próximos passos, pois é com eles que vocês vão conseguir buscar um lugar, decoração, convites e todos os outros itens que devem seguir um estilo único.

+ Elopement wedding: você sabe o que é a tendência?

5. Lua de Mel

Para casais que levam viagem a sério, pensar a lua de mel com antecedência é essencial. Afinal, se a viagem for internacional, a documentação (entre passaporte, visto e vacinas) pode demorar e requer atenção. Pesquisar com bastante tempo também ajuda a garantir valores melhores tanto na passagem quanto na hospedagem.

E, se falta um ano para o seu casamento, mas você ainda não tem essas coisas decididas, não entre em pânico. Basta se organizar que, no fim, dá tudo certo 🙂