17/05/2017 Por Juicy Santos Arte, Para visitar

Exposição fotográfica Redes de Fé

 

A relação entre a pesca e a cultura caiçara está em foco na exposição Redes de Fé: Pesca e Devoção na Cultura Caiçara, que estreia nesta quinta-feira (18 de maio), a partir das 15 horas no Arte no Dique, depois de uma temporada no Museu da Imagem e do Som de Santos no início do mês.

Redes de fé-13

A mostra, idealizada pelos fotógrafos Fernanda Terra Stori e Iuri Castro, apresenta um paralelo entre a devoção ao Bom Jesus de Iguape, cultuado tanto pelos pescadores da comunidade caiçara da Ilha Diana, em Santos, quanto pelos pescadores de comunidades caiçaras do município de Iguape (Vale do Ribeira), como dos bairros do Rocio e Icapara.

O público poderá ver, até o dia 26 de maio, as 21 fotografias em tamanho 60 x 90 cm que traduzem a fé no Bom Jesus na atividade de pesca artesanal e no cotidiano da vida caiçara.

Para ambientar o assunto, elementos da cultura caiçara aparecem como adornos cenográficos, tais como parte de uma rede de pesca, artefatos de pesca e imagens do Bom Jesus de Iguape.

Concomitantemente à exposição, um vídeo com depoimentos dos caiçaras fotografados será exibido com a finalidade de envolver o público na atmosfera de fé e esperança de um povo.

www.juicysantos.com.br - pesca caiçaraFoto da mostra: Junior Brassalotti

O Instituto Arte no Dique fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube. A exposição permanecerá em cartaz no local de segunda à sexta, das 9 às 17 horas.