24/04/2018 Por Victória Silva Arte, Para visitar

5 motivos para ver a exposição de arte barroca no Sesc Santos

Nós falamos aqui no Juicy Santos que até o dia 1º de julho tem muito barroco no Sesc Santos.

Se você não está sabendo, a primeira dica é: fique de olho no nosso Facebook e Instagram para não perder essas dicas. Dito isso, a explicação é simples: a maior mostra de obras barrocas brasileiras do século aconteceu no Museu Afro Brasil. E essa exposição veio a Santos em forma de itinerância.

São mais de 160 obras expostas no Sesc Santos. Só isso é argumento suficiente para você passar por lá. Mas muita gente nos questionou se o conteúdo realmente vale a visita e nos fomos conferir para dar o veredito.

Barroco no Sesc Santos (10)

A exposição está INCRÍVEL e foi até difícil escolher só 5 motivos para visitar a mostra de arte barroca no Sesc Santos. Como missão dada é missão cumprida, confira a lista e vai lá:

1. Acervo

Arrisco dizer que essa é uma das exposições mais ricas em detalhes que já vimos em Santos.

O acervo tem obras de nomes como Mestre Valentim, Aleijadinho e Francisco Xavier de Brito (o mestre de Aleijadinho). É legal notar as diferenças das peças de origem portuguesa e do que foi feito no Brasil, além dos conceitos do que que é tido como erudito e popular.

Também há trabalhos de outros grandes nomes deste período histórico e criações de artistas anônimos. Esculturas e pinturas se juntam a outras expressões artísticas como oratórios, talhas, azulejaria, ourivesaria, prataria e porcelanato, por exemplo, para deixar a visita o mais completa possível.

2. Organização

Assim que você entrar no Sesc vai saber onde está a exposição. É bem fácil encontrar o ambiente e precisamos falar que eles dedicaram um espaço grande para essa finalidade. Em outras palavras: as obras estão bem divididas e há espaço para todos os visitantes apreciarem e fazerem fotos sem atrapalhar uns aos outros.

Tudo está exposto em ambientes que lembram o espaço do Museu Afro Brasil e dividido por temas e épocas. Uma maneira bem simples de se encontrar e entender as obras.

3. Monitores

Mesmo assim, caso você tenha dúvidas, vários monitores estão espalhados por toda a exposição.

Qualquer questão a respeito do conteúdo pode ser resolvida em um instante – basta chamar um deles e pedir uma ajudinha. E pode perguntar sem medo, porque todos são bem atenciosos e educados.

Leia também
10 motivos para visitar o Museu de Pesca
Vai ter exposição do Museu da Língua Portuguesa em Santos

4. História do Brasil

É pisar na mostra e lembrar das aulas de história.

Todas as obras que ilustravam os seus livros da escola estão expostas no Sesc Santos. Você vai entender muito melhor a influência do barroco português nas obras brasileiras e o que expressões como século de ouro queriam dizer.

Se você não era o melhor da turma nessas aulas, é um ótimo jeito de aprender (nunca é tarde) e valorizar a nossa história. Afinal, por que não aproveitar a oportunidade de apreciar obras de arte tão importantes pertinho de casa?

5. É grátis

Para melhorar ainda mais, você não vai pagar nada pra entrar.

Quantas vezes temos a oportunidade de visitar uma mostra dessa importância e tamanho em Santos de graça? Poucas, né? Por isso, é bom não perder a chance de ouro.

A mostra Barroco Ardente e Sincrético fica no Sesc Santos até o dia 1º de julho. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18h30. Se você é professor ou tem uma turma grande interessada em conhecer o espaço, pode agendar visitas guiadas por educadores no site do Sesc Santos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.