Mostra Museu: Arte na Quarentena em Santos exibe obras de mais de 40 países
As memórias do isolamento social ainda estão muito frescas nas nossas mentes. Um dos períodos mais críticos para artistas e produtores culturais virou tema de uma exposição incrível que desembarca em Santos entre os dias 3 e 29 de maio. Depois de ocupar as ruas de São Paulo, a Mostra Museu: Arte na Quarentena traz a Santos 200 obras de artistas de 40 países. E dois nomes caiçaras figuram na lista: Camila Perez Santos e Leonardo Leite, o Preo.
O público poderá visitar gratuitamente a Mostra Museu em dois espaços, ambos no Centro de Cultura Patrícia Galvão. Uma parte estará na Galeria de Arte Braz Cubas e outra, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS).
Nessa itinerância, a Mostra Museu aborda dois temas:
- Natureza Conecta, no MISS, exibe artistas de diferentes partes do globo se utilizando do meio ambiental como estímulo para vincular-se ao seu universo interior
- Isolamento Criativo, na Galeria de Artes Braz Cubas, apresenta obras que usam o exílio como forma de produção.
“É por meio desse retiro em direção a uma conexão própria que muitas vezes alcançamos maneiras mais profundas de despertar a criatividade. A escolha das obras produzidas, sejam elas ligadas às artes plásticas, ao design gráfico, ao cinema ou à animação, trata sobre aprendizados coletivos e pessoais que períodos de grandes transformações como esse podem alcançar”, reflete Ana Carolina Ralston, curadora da exposição no eixo artes visuais.
Para deixar a experiência ainda mais imersiva, cada obra tem um QR Code de acesso ao depoimento do artista que a produziu.
“(O que) nos coloca uma perspectiva histórica importante, daquele momento no meio da pandemia, assim como revela os diferentes impulsos de criação de cada artista”, diz Chiara Paim Battistoni, idealizadora da Mostra e diretora da Amarello Culturartexperiência.
A iniciativa da Amarello Culturartexperiência tem curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum (no eixo artes visuais) e Pedro Henrique França (no eixo música).
Nesta vertente, o jornalista, diretor e roteirista reuniu projetos de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea, com canções e videoclipes disponíveis na plataforma multimídia da Mostra Museu e no Spotify.
O que é a Mostra Museu?
O projeto nasceu no auge da pandemia de COVID-19 para unir arte, música e tecnologia, dando visibilidade à produção artística gerada neste período, com foco nas linguagens de artes visuais e música. A ideia é, acima de tudo, democratizar a dar acesso às linguagens artísticas.
Uma chamada aberta convocou os interessados em mostrar seus trabalhos. Chegaram mais de 1.400 inscrições com trabalhos produzidos a partir de 12 de março de 2020 – o dia exato em que foi decretado estado de calamidade pública pela Organização Mundial de Saúde. As criações incluem meios artísticos como produção digital, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeoarte, colagem, instalação, performance, body art, entre outras manifestações híbridas.
Desse total de criações, os 200 trabalhos selecionados pela curadora formaram a maior exposição a céu aberto na cidade de São Paulo, em 2021. Isso serviu para destacar a potência da criatividade e a capacidade de reinvenção no universo artístico. Ou seja, se a pandemia transformou o mundo todo, as artes também passaram por esse processo.
Agora, 3 anos mais tarde, as obras viajam, ocupando duas cidades do estado, Santos e Campinas.
“Criações que foram produzidas durante esse período tão desafiador, por artistas de diferentes partes do mundo, conectam-se novamente aliadas a uma nova safra de trabalhos feitos por artistas das duas respectivas localidades”, detalha Ana Carolina.
A exposição itinerante faz parte de um financiamento público pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAc SP).
Visite a Mostra Museu: Arte na Quarentena
Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz entre os dias 3 e 29 de maio, em dois espaços do Centro Cultural Patrícia Galvão:
- Galeria Braz Cubas: segunda à sexta, das 13 às 18hs, aos sábados e domingos, acompanha a programação do Teatro Municipal Braz Cubas
- MISS: de segunda à sexta, das 14 às 20hs
O endereço é Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias.