Vai rolar virada literária em São Paulo e você não vai querer perder
Amantes de literatura já podem se juntar para rachar o pedágio e a gasolina.
Mal nos despedimos da Tarrafa Literária em Santos e já tem mais um programa imperdível e pertinho da gente. É a primeira edição do Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro. Em outras palavras, estamos falando de uma virada literária em São Paulo.
Antes mesmo de acontecer nós já sabemos: vai ser lindo. Principalmente tendo em vista a situação atual do nosso país, né? É por isso que vale a pena subir a serra para aproveitar a programação.
Entre os dias 4 e 6 de outubro, a capital paulista terá mais de 150 atividades gratuitas para os apaixonados por livros.
Você não vai querer perder a virada literária em São Paulo
Considerada a primeira festa de rua dedicada ao livro e à leitura: o Festival Mário de Andrade terá, entre outras coisas, conversas com autores, oficinas, espetáculos de rua, duelo de cordel, sarau, teatro, dança e música.
Imagem: Reprodução
No total, 11 endereços da cidade recebem as atividades do evento.
Programação da virada literária em São Paulo
O trajeto entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, conhecido Corredor do Livro, será o eixo central do evento. Em cerca de um quilômetro e meio, o público encontrará tendas que abrigam as principais editoras, livrarias, bancas e coletivos do país. Além disso, também é por lá que estarão iniciativas editoriais voltadas para a diversidade LGBTQIA+, a questão racial e o feminismo.
Além do Corredor do Livro, outros dez endereços recebem a programação. Ou seja, é realmente MUITA COISA. Entre os destaques estão, por exemplo:
- Espetáculo no estilo gumboot dance (dança de botas de borracha criada pelos trabalhadores das minas de ouro e carvão da África do Sul, no século XIX);
- Presença do autor moçambicano Mia Couto, em conversa com a jornalista, escritora e atriz Bianca Ramoneda;
- Lançamento do livro de memórias Prólogo, Ato, Epílogo, da atriz Fernanda Montenegro (com a presença da mesma);
- Apresentação da peça Amar, Verbo Intransitivo, com texto de Mário de Andrade;
Imagem: Reprodução
Para os apaixonados por Turma da Mônica
Já que você estará em São Paulo para um rolê sobre literatura, vale a pena passar pela FIESP.
O motivo? É que por lá está rolando a exposição Olá, Maurício! O acervo convida os visitantes a conhecerem o trabalho feito por Mauricio de Sousa nas últimas 6 décadas. A trajetória tem quase 500 personagens criados, ou seja, muitos que você não conhece.
A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a sábado, das 10h às 22 horas e aos domingos, das 10h às 20 horas.