Minha Nova York – guia legal de NY
No aeroporto comprei o livro “Minha Nova York” da Didi Wagner. É um livro pequenininho, perfeito para carregar na bolsa e bem mais descolado do que aqueles tradicionais guias.
O livro contém boas dicas de restaurante (que acabei não utilizando), dicas de compras e um olhar bem legal de quem morou por bons anos na cidade.
Uma das seções legais é a “Shop until you drop” onde a Didi dá dicas de lojas e achadinhos. A apresentação que ela traz de cada bairro e dos pontos turísticos também é bem legal.
Claro que existem vários blogs com dicas bem legais sobre NY, cada pessoa constrói a sua cidade quando viaja. O legal é dar uma olhada nos blogs, mas o livro é um bom companheiro off-line quando se está pra lá e para cá.
O livro é uma excelente pedida para quem não tem muito tempo de planejar e viver o tempo de “pré-viagem”. Se você comprar no aeroporto, garanto que dá pra ler 80% do livro durante o vôo: foi o que fiz, e isso otimizou bastante o meu tempo.
Algumas dicas de sobrevivência para turistas em NY que estão no livro e em muitos blogs por aí:
- Compre ingressos para atrações ANTES! As filas são imensas e a cidade está sempre entupida de turistas. Comprei o City Pass NY e facilitou muito;
- O metrô custa U$ 2,25 (agosto de 2011) e você tem que carregar um cartãozinho que chama Metrocard. Há máquinas automatizadas nas estações para carregar (não se preocupe porque o cartão sai na hora e você paga via cartão de crédito);
- Tudo em NY tem taxa de 8,75%. Ou seja, para cada etiqueta que você olhar e cada espasmo que seu consumismo esboçar, lembre-se desse número (já aviso que mesmo com a taxa tudo é barato);
- Tudo tem que dar gorgeta (em inglês, Tip) de 15%, é padrão da cidade. Nos táxis inclusive.
- Táxis tem TVzinhas touchscreen onde você vê notícias e paga a sua corrida por cartão de crédito, simples e fácil.
O livro Minha Nova York de Didi Wagner é um produto da Pulp Edições, e pode ser encontrado em livrarias pelo preço sugerido de R$ 31,90.