18 dicas para o planejamento de viagem
Nós, aqui do Juicy Santos, amamos viajar.
Se eu pudesse, arrumava as malas e passava longos meses conhecendo o Brasil. Mas, como não é possível, a gente vai fazendo uns trechinhos conforme consegue.
Recentemente embarquei para quatro dias no Nordeste, planejei a viagem nos horários de almoço e acabou que tive alguns problemas e muitas dores de cabeça no caminho de voltar para casa.
Para evitar que outras pessoas, com destino similar ao meu ou que estejam vindo curtir a praia na Baixada Santista, passem pelas mesmas dificuldades, fomos falar com a agente de viagens Liz Espinar, proprietária da Flor de Liz, que nos deu dicas para o planejamento de viagem.
Se viajar está na sua lista de resoluções para o novo ano, leia a matéria e salve nos favoritos!
Imagem: Portal de Inverno
Confira e programa-se com calma e antecedência:
2- Verifique a necessidade de visto (em viagens internacionais) ou vacinas necessárias para entrar no local.
3- Pesquise sobre o lugar que quer visitar. Desde o que há para fazer, até como são as pessoas e os costumes de lá.
4- Na hora de arrumar as malas, opte por tecidos que não amassam tanto e faça algumas combinações de peças em casa.
5- E lembra-se: viajar com muita bagagem pode tornar a locomoção mais difícil.
6- Se a intenção é fazer compras convém levar roupas gastas, que podem ser deixadas no caminho e dar espaço para as peças novas.
7- Se planeja fazer caminhadas, é bom levar um tênis confortável, além de alguns medicamentos e itens de primeiros socorros.
8- Não leve todo o seu dinheiro em espécie. Procure levar pelo menos a metade em cartão de crédito ou ainda nesses cartões pré-pagos, emitidos na moeda da região.
9- Lembre-se de que o cartão de crédito tem que ter validade internacional e é necessário comunicar o banco que irá usá-lo no exterior.
10 – Não abra mão do seguro de viagem internacional: “Acidentes acontecem. Sempre oriento meus clientes a nunca embarcarem para o exterior sem um seguro de saúde internacional. É impossível prever o que pode acontecer durante uma viagem, então, é importantíssimo se prevenir”.
No avião
11- Tire os sapatos, caminhe pelo avião e evite problemas de circulação.
12- Para as crianças, leve lápis de cor, giz de cera ou outros itens que possa as distrair.
13- Se o seu destino final exigir uma conexão, fique ligado: as regras variam entre os países. Peça ajuda ao comissário de bordo e confirme se há necessidade de fazer imigração na cidade de conexão.
14- O ideal é confirmar qual será o destino final da bagagem e se é preciso despacha-la novamente durante a conexão.
Leia também:
Passeio rápido por Búzios
Um dia em Ilhabela
Viajar com agência ou por conta própria?
San Andrés e Cartagena: viagem imperdível!
15- Verifique o peso e o número de malas permitidas no seu voo para não acabar pagando excesso de bagagem.
16- Não deixe de fixar adesivos ou fitas coloridas nas malas, para reduzir as chances de que as malas sejam confundidas com outras parecidas na hora do desembarque.
17- Há aeronaves que têm alguns berços para crianças bem pequenas, onde elas podem dormir tranquilamente sem que os pais precisem segurá-las durante toda a viagem; informe-se com a companhia aérea sobre essa possibilidade.
18- Na hora do pouso, ocorre um aumento da pressão na região da orelha média, e é por isso que se sente uma sensação de semi-surdez no ouvido. No caso de bebês ou crianças muito pequenas, dar mamadeira ou chupeta ajuda a reduzir essa pressão.
Feito tudo isso, partiu viagem!