Dieta flexitariana: o que é e como aderir
Você nunca ouviu falar na dieta flexitariana?
Essa é mais uma novidade que se tornou popular na internet e, como consequência, tem ganhado diversos adeptos. Consequentemente, gera muitas dúvidas e questionamentos. Então, se você é uma das pessoas que quer entender melhor do se trata a dieta flexitariana ou está em busca de maneiras de emagrecer de forma saudável, está no lugar certo. Por fim, após essa leitura, vai estar pronto para dar início a uma nova fase na sua vida.
Afinal, o Juicy Santos te dará todas as explicações necessárias para se tornar um especialista em dieta flexitariana:
- O que é;
- Regras da dieta flexitariana;
- Benefícios;
- Desvantagens ;
- Algumas receitas para começar a dieta flexitariana;
- Restaurantes em Santos para quem faz a dieta flexitariana.
Mas não deixe de visitar um especialista antes de dar início a qualquer dieta. Já que essa matéria vai te ajudar a entender do que se trata de maneira geral, mas uma consulta com um nutricionista te fornecerá informações sobre o seu metabolismo e instruções mais diretas!
Dieta flexitariana: um guia completo
Imagem: Reprodução
Essa alimentação ganhou maior projeção por conta do livro Cozinha Flexi, de Martín Adam. É nele que o jornalista e especialista em nutrição fala sobre a tendência e compartilha 80 receitas para os primeiros 21 dias de dieta. Em seguida, esse se tornou o assunto proeminente em blogs de vida saudável no exterior e, claro, não demorou para chegar ao Brasil.
Então está todo mundo querendo entender melhor do que se trata a dieta flexitariana.
O que é e regras básicas da dieta flexitariana
Primeiramente, vamos entender do que se trata o conceito: de acordo com Adam, flexitarianos são pessoas que estão longe do veganismo. Mas se aproximam do vegetarianismo ao abrir mão de proteínas animais em determinados dias da semana ou ao entenderem a importância de comer vegetais, por exemplo. Então, se você é um adepto da segunda-feira sem carne ou opta por leite vegetal (de soja, arroz, etc) no cotidiano, já pode se considerar um.
Dito isso, fica mais fácil entender exatamente o que é a dieta flexitariana, né? Em resumo, trata-se da busca pelos benefícios do vegetarianismo, mas sem abrir mão de uma proteína animal às vezes e sem os riscos que essa ausência pode causar (como falta de proteínas e queda na vitamina B12, por exemplo).
Sua alimentação será baseada em frutas e legumes! Mas terá flexibilidade para comer proteínas animais esporadicamente (a sugestão é chegar a 1 vez por semana).
A melhor parte é que não existe uma regra de como isso deve ser feito. Basicamente, a ideia é introduzir um maior número de legumes, vegetais e frutas a sua alimentação. No total, cinco grupos de alimentos devem fazer parte da sua alimentação, são eles:
- Frutas e vegetais
- Grãos inteiros
- Leite
- Açúcares e especiarias
- Substitutos de carne
Quais são os benefícios e as desvantagens?
De acordo com a publicação, a dieta traz benefícios duradouros e também ajuda durante a perda de peso.
No entanto, o maior benefício é mesmo a flexibilidade, já que você não vai precisar cortar de forma brusca itens que fazem parte da sua alimentação. É possível ir diminuindo o consumo de determinados alimentos enquanto aumenta o de outros de forma mais moderada.
Além disso, estudos afirmam que seguidores desse estilo de alimentação pesam menos, comem menos calorias e apresentam menor índice de massa corporal. E há benefícios cardiovasculares, uma vez que a ingestão de gordura saturada vai diminuir.
Por outro lado, a dieta fornece poucas instruções e isso pode ser um problema, principalmente no início ou para quem precisa de regras.
Dieta flexitariana em Santos: onde comer?
Capim Limão
Onde: Rua Prudente de Morais, 63, Vila Mathias
Carmel Bistrô
Onde: Av. Senador Feijó, 641, Vila Mathias
Restaurante Canteiro
Onde: Praça Visconde de Mauá, 16, Centro
+ Confira uma lista com 11 restaurantes para quem não come ou quer evitar carne em Santos
Receitas para começar a dieta flexitariana
- Homus
- Tabule de couve-flor
- Berinjela à milanesa
- Conversas de pepino e rabanete, por exemplo
- Feijão branco com couve
- Salada de carne tailandesa
- Vinagrete de abacaxi
Então, que tal tentar a dieta flexitariana para melhorar a sua saúde ou simplesmente diminuir o consume de carne?