Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Tem santista no Fofuuu, aplicativo que estimula fala e linguagem

  • 70
    Shares

Depois do Alpha Beat Cancer, novamente temos o orgulho de dizer que uma mente santista está por trás do desenvolvimento de um aplicativo com um objetivo que é puro amor.

Descobrimos a Fofuuu através de uma indicação. O e-mail dizia: uma das sócias desse projeto é de Santos.

Descobrimos, então, que a Fofuuu é uma startup da área de saúde e educação que existe desde 2016. Eles lançaram Fofuuu Pro e Fofuuu Kids, aplicativos que buscam estimular a fala e linguagem das crianças.

Fofuuuu-06

 

A santista por trás do projeto é Ligia Cardoso, diretora executiva da startup.

Segundo ela nos contou, a Fofuu surgiu da experiência de uma de suas sócias, que nasceu com lábio leporino e passou por 14 cirurgias e 7 anos de terapia fonoaudiológica para que sua fala fosse compreendida por todos.

Os games

Os exercícios precisavam ser repetidos inúmeras vezes, o que tornava o tratamento cansativo e desgastante. Assim nasceu a ideia de criar um game que estimula a repetição de forma lúdica.

Com um sistema robusto de inteligência artificial, a plataforma usa reconhecimento de voz para mover os personagens durante os jogos. O legal é que cada criança tem como desafio exatamente os sons que tem dificuldade e precisam ser estimulados.

A tecnologia já é utilizada e testada em clínicas e ambulatórios por mais de 500 fonoaudiólogos e seus pacientes em todo o Brasil!

“Com o aplicativo da Fofuuu, a evolução das crianças com dificuldade na fala ocorre de forma muito mais rápida e efetiva pois as famílias conseguem inserir os exercícios de forma natural na rotina dos pequenos”, explica a fonoaudióloga Daniela Barbosa.

Ajude

O produto é incrível, né? Mas ainda dá para melhorar e você pode ajudar a fazer isso possível.

Para conseguir o valor necessário para aprimorar o sistema de reconhecimento de voz e desenvolver novos jogos, tem uma campanha de financiamento coletivo acontecendo no Catarse. A meta é de R$ 70 mil, valor que será usado para a entregar mais rápida de quatro importantes serviços:

Refinamento do reconhecimento de som dos jogos

Re-design da experiência do APP

Aprimoramento da usabilidade

Novos jogos para a pronúncia do som da letra “r”

Você pode fazer colaborações de diversos valores e, inclusive, parcelar no cartão de crédito. Como recompensa, rola desconto no uso do aplicativo e outros mimos.

Existem mais de 220 milhões de crianças com distúrbios de comunicação. Você pode ajuda-las!

Faça a sua doação!

E não deixe de falar sobre o aplicativo com fonoaudiólogos e pais de crianças com atraso do desenvolvimento da linguagem, lábio leporino, surdez, autismo e apraxia.

Fofuuuu-02

* Imagens: Divulgação