Segurança em condomínio: como a tecnologia pode ser uma aliada?
Se morar na praia já era um sonho de vida antes, a pandemia transformou sonho em objetivo a curto prazo. Muitos colaboradores enxergaram a possibilidade de continuar sua profissão de qualquer cidade do mundo após o trabalho remoto ou híbrido, não é? E claro: priorizaram locais com maior qualidade de vida, como a nossa região. Com um mercado imobiliário já aquecido, a Baixada Santista ganhou novos moradores e, consequentemente, novas residências. A verticalização é uma realidade, acompanhada da busca por soluções inovadoras de segurança em condomínio para seguir esta tendência.
De um lado, nós temos cada vez mais gente morando aqui no litoral. Do outro, prédios sendo construídos em espaços vazios ou no lugar de casas e sobrados antigos. Cada “escritório na praia” é uma aposta na melhor qualidade de vida que todo caiçara – raiz ou novato – busca encontrar aqui.
Então, como realizar esse sonho com segurança e excelência? A resposta é simples: tecnologia. A mesma que acompanha nossa rotina desde que acordamos até a hora de dormir, seja na vida pessoal, profissional ou pública.
Porém, não basta a sensação de estar seguro. É fundamental oferecer proteção com excelência na prática, principalmente quando o assunto é combater possíveis roubos e furtos residenciais. Até porque, só entre 2014 e 2018, o Estado de São Paulo registrou uma média de 12 mil casos por ano.
E você consegue imaginar quantos deles poderiam ser evitados com uma boa estratégia de segurança em condomínio?
Por esses motivos que soluções em tecnologia como as da Interport são tão necessárias na rotina de prédios residenciais e comerciais. Com serviços digitalizados, ela mantém a proteção, conforto e qualidade de vida daqueles que escolheram a região para criar uma história ainda melhor. Tudo isso aliando excelência, tecnologia e ótimo custo benefício para condomínios de qualquer tamanho.
A tecnologia além da rotina
Você consegue imaginar uma rotina sem tecnologia? Hoje em dia, ela já está totalmente inserida na nossa vida e a pandemia acentuou ainda mais esse cenário. Já acordamos de olho no celular para checar as notícias, responder uma mensagem ou anotar uma ideia. Sem contar o computador, a televisão, a câmera fotográfica, o tablet, o Kindle… Nós conseguimos resolver e fazer quase tudo pela internet de um jeito muito mais fácil.
E tem mais: a vida off-line existe quase simultaneamente com a realidade on-line por meio das mídias sociais. Nós compartilhamos o que estamos fazendo, o que somos, onde estamos, quem amamos ou não gostamos tanto assim. É nosso meio de contato com pessoas de qualquer lugar do planeta!
Essa é apenas uma pequena prova de como a tecnologia aliada à internet é uma potência cada vez mais forte. É por isso que vem sendo usada como alternativa para diversas funções.
O legal é que conseguimos até exemplificar como a mesma funcionalidade pode ser usada de jeitos diferentes: a câmera do celular que clicamos momentos especiais lembra a transmissão de imagens sobre um lugar específico. A rede que nos possibilita mandar uma mensagem também se estende para o envio simultâneo de um monitoramento em tempo real. A interação das mídias sociais inspira diversos outros sistemas para acompanhamento ou troca de informações. Então, se a rede já faz tanta mudança na nossa vida diária, imagina a força quando ampliada a serviços como a segurança em condomínio?
Como reforçar a segurança em condomínio com eficiência?
Peter Diamandis, o fundador e presidente da X Prize Foundation, uma vez disse:
A tecnologia é um mecanismo de liberação de recursos. Ela pode tornar abundante o que antes era escasso.
Uma das maiores preocupações da sociedade é a proteção pública. Afinal, zelar pela nossa integridade física merece ser prioridade e contar com os melhores recursos disponíveis. Não dá para economizar com algo tão fundamental.
Se a tecnologia facilita e agiliza tanto a nossa rotina, então, ela também pode contribuir em outras áreas que precisam desse empurrãozinho extra para se tornarem ainda mais eficientes.
Desde o final do século passado, surgiu nos Estados Unidos uma alternativa para intensificar a segurança em condomínio, chamada portaria remota. A novidade chegou um pouco depois aqui no Brasil, dando suas caras por volta de 2010. Sete anos depois, o número de condomínios de São Paulo que já tinham adotado a solução passava de 35mil, beneficiando, exponencialmente, milhares de moradores.
E não é difícil entender por que a portaria remota fez tanto sucesso por aqui: pesquisas do setor indicam que 90% das invasões em condomínios acontecem pela entrada principal.
Por isso a Interport desenvolveu soluções, unindo tecnologia reconhecida e otimizada para modernizar a segurança e diminuir os riscos. Com benefícios extras para o contratante, incluindo central de atendimento disponível 24 horas por dia e até 65% de redução de custos operacionais com a portaria.
Mas, afinal, o que é uma portaria remota e como ela potencializa a segurança em condomínio?
Portaria remota para condomínios em Santos
Basicamente, a portaria remota é uma solução tecnológica com o controle de acesso ao condomínio e áreas restritas. Essa vistoria acontece por meio de um monitoramento à distância, feito por profissionais extremamente qualificados e selecionados criteriosamente pela Interport.
Além disso, as informações de cada acesso, movimentação ou autorização ficam guardadinhas no banco de dados da empresa. Elas podem ser consultadas a qualquer momento, mas não se preocupe: apenas pessoas autorizadas pelo prédio vão entrar no sistema.
A Interport ainda vai além, pois oferece uma consultoria especial em segurança, para síndicos, donos de imóveise empresas.
É nessa análise que serão identificados os pontos de vulnerabilidade para criar uma estratégia de posicionamento das câmeras e oferecer o melhor monitoramento. As portas que precisam de controle também são mapeadas e, a partir disso, a equipe elabora um sistema com a implementação de sensores para anti-arrombamento e anti-carona (carona significa aquela pessoa que entra no condomínio pelo vácuo de alguém previamente autorizado).
O morador fica muito mais protegido até para acessar o edifício, já que ele pode utilizar a própria biometria e reduzir o tempo de espera na rua, evitando assaltos na porta do prédio/residência/empresa.
Já os visitantes e prestadores de serviço são direcionados à uma central para fazer todo o processo de identificação.
A portaria remota ainda permite a utilização de outras tecnologias complementares, como QR-core por aplicativo e cadastro de dados ou fotos de quem acessa o local. Vale lembrar que todos os métodos adotados são criados pela equipe da Interport com base nas preferências do seu condomínio, então o processo é bem personalizado.
Como funciona a portaria remota para a segurança em condomínio?
Tudo começa em um encontro inicial com um especialista em segurança, que irá tirar todas as suas dúvidas sobre os processos utilizados. E você não precisa ser síndico do edifício para conversar com um consultor da Interport. Isso porque a equipe está disponível para bater esse papo com moradores, síndicos, administradores de condomínios, zeladores, conselheiros ou empresas e construtoras. Afinal, a segurança é uma preocupação de todos.
Por isso, a Interport criou uma solução que controla o acesso de moradores, visitantes e prestadores, ao mesmo tempo que utiliza o monitoramento para proteger o patrimônio.
O processo todo começa com equipamento de reconhecimento facial e a liberação é rapidinha: dura até um segundo. A calibragem possui eficiência para captar a face da pessoa em até 3 metros de distância. Mas não só isso: a Interport implementou dupla validação. É aqui que entra o sistema de biometria.
Dá pra cadastrar tanto o dedo comum quanto o dedo do pânico, avisando a central quando existir algo errado. Então, a equipe da Interport irá entrar imediatamente em contato com a polícia.
Para complementar, a empresa ainda possui sistema randômico de atendimento que utiliza inteligência artificial. Ou seja, 98% do atendimento é feito em, no máximo, 30 segundos.
Outro processo de segurança em condomínios é a ronda, que passa de 15 em 15 minutos e checa 100% das câmeras, faz teste nos equipamentos e ainda verifica as portas para realizar o registro dos fatos.
Segurança em condomínio para todos os edifícios
“Adorei as soluções de portaria remota para segurança em condomínio, mas meu edifício é simples e esses serviços são voltados a locais mais luxuosos”.
Se isso passou pela sua cabeça, nós temos uma boa notícia: a Interport oferece soluções para condomínios de qualquer porte. E ainda é uma alternativa para prédios pequenos, mais antigos e sem guarita, além de lojas, casas e escritórios.
E tem mais: a Interport consegue resolver qualquer dificuldade que aparecer.
Por exemplo, se algum equipamento apresentar um problema, a matriz artificial consegue monitorar e avisar a área de TI, que resolve em até uma hora. Caso os técnicos não encontrem uma solução, aí entra a equipe de segurança para manter a proteção local presencialmente enquanto for necessário.
A Interport também garante a segurança em condomínio mesmo se faltar energia elétrica. Isso porque a portaria remota trabalha com baterias e nobreaks com autonomia de até 6 horas. Aí, se o nobreak chegar a 30%, uma equipe de segurança é acionada para ficar no local.
Outra garantia é a internet, pois a comunicação da empresa é feita por duas vias de rede. Os links são de empresas diferentes, até mesmo em postes distintos. Tudo isso reforçado por uma linha telefônica e, se ainda assim não funcionar, vem o 4G.
Mas se restou alguma dúvida, a Interport preparou um material bem completo com tudo que você precisa saber para contratar uma portaria remota.
Redução de custos com portaria remota
A melhor parte é que você não precisa desembolsar rios de dinheiro para manter a segurança em condomínio.
Isso porque o sistema ajuda a reduzir custos do empreendimento, com até 65% menos gastos com mão de obra sem comprometer a eficiência na proteção dos moradores.
E a empresa ainda oferece 120 dias para os condomínios avaliarem o serviço, sendo possível cancelar sem multa. Inclusive, outra política é a cláusula de qualidade, que também permite o cancelamento caso 50% + 1 dos moradores estejam insatisfeitos.
A Interport tem como prioridade a total segurança que os moradores e o patrimônio necessitam. Então, se você quer bater um papo e tirar todas as dúvidas que restaram, os consultores da empresa podem te ajudar.