Inteligência artificial na segurança: como a tecnologia pode ajudar a nos proteger?
Um dos lugares que mais me sinto segura é em casa. Talvez, por ser mulher, estar em um local público – seja aberto ou fechado – é conviver com o eterno alerta que só desliga dentro do meu próprio cantinho. Mas, infelizmente, até nesse espaço nós somos lembradas da insegurança que nunca deixa de nos rodear.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, lançados em 2017, o roubo a residência é a sexta maior ocorrência de crime no Estado de São Paulo. Na época, 54 imóveis eram assaltados diariamente só na capital paulista. Sendo que o ano anterior registrou 10.905 crimes à residência no Estado.
Isso acende o alerta que, até mesmo em casa, é necessário criar estratégias de prevenção para evitar momentos aterrorizantes assim. Afinal, segurança é um dos principais objetivos de todo lar, certo? E é uma preocupação que vem ganhando, cada vez mais, a ajuda da tecnologia.
Atualmente, é comum encontrar o uso de inteligência artificial na segurança. A junção dos dois tem prevenido, e até mesmo auxiliado, a afastar o perigo de residências, condomínios e outros espaços físicos.
Em resumo: trazendo de volta aquela sensação de proteção que nós precisamos encontrar do muro pra dentro.
É claro que a proteção é um resultado de muitas estratégias em sintonia, como dedicação do síndico, investimento em boas fechaduras, funcionários treinados, equipamentos em perfeita operação e moradores que cumprem as regras, em caso de condomínios.
Mas uma coisa é certa: não dá pra brincar com proteção. É por isso que a inteligência artificial na segurança pode ser uma grande aliada, principalmente para reforçar os cuidados já tomados pelo lado humano. Seja para evitar ou, até mesmo, identificar qualquer evento estranho com precisão e agilidade.
Como funciona a inteligência artificial na segurança?
A tecnologia vem avançando e, cada vez mais, proporcionando mecanismos e ferramentas que potencializam resultados. Uma delas é a inteligência artificial na segurança.
Mas não adianta conhecer as possibilidades e não inseri-las na nossa rotina, certo? A Interport já está sintonizada com os mais modernos recursos eletrônicos em segurança. Por isso, atua com o Smart View, que traz a inteligência artificial na segurança, potencializando a defesa do condomínio.
O sistema de segurança eletrônica operante consegue estudar e aprender os movimentos que ocorrem em ambientes externos e internos do condomínio. Além disso, identifica padrões suspeitos que podem comprometer nossa proteção. Então, caso acontece algum evento diferente, o sistema aciona automaticamente o sistema de segurança, que irá prontamente averiguar o que está acontecendo.
É importante ressaltar que o Smart View é totalmente integrado à central de monitoramento. O espaço é dedicado a checar os eventos, em tempo real, com acompanhamento de agentes especializados. Ah, e é um trabalho contínuo pra agilizar o processo de tomada de decisão, além das providências para solucionar qualquer problema de segurança.
Outro benefício desse sistema de inteligência artificial na segurança é que ele está conectado às câmeras e outros recursos de monitoramento. Então, guarda uma média de movimentação nos bancos de dados, em qualquer dia ou horário. Também facilita muito a identificação, em fluxo intensos e fora do comum.
Sem contar a vantagem de uma tecnologia autônoma, que funciona sem a presença de uma pessoa pra efetuar suas identificações, né? Inclusive, prepara até uma análise antecipada de alguma ocorrência incomum nos arredores do condomínio, com alarmes disparados a partir de dados previamente armazenados.
Por que investir em segurança no condomínio?
Se você acompanha o noticiário, com certeza já reparou a quantidade de tentativas de crimes em condomínios, certo? Isso acontece porque é um local com bastante fluxo de pessoas, como moradores e prestadores de serviço. O que atrai a atenção de criminosos!
Uma equipe bem preparada pode até ajudar a reduzir os riscos, trazendo uma falsa sensação de segurança. Mas nem tudo está dentro do alcance humano. Por isso, a tecnologia deve ser uma aliada para reforçar e até mesmo identificar qualquer problema.
A Interport, por exemplo, utiliza tecnologia de ponta para proteger condomínios com um sistema integrado de câmeras inteligentes, alarmes, cercas elétricas, iluminação, controle de acesso, central de monitoramento 24h e muitas outras soluções. Além disso, garante o pleno funcionamento do sistema e traz resoluções rápidas se surgir qualquer imprevisto.
Ter equipamentos de última geração, com tecnologia adequada, é um respiro de alívio pra qualquer morador que leva sua proteção à sério.
Portaria remota e inteligência artificial = segurança em dobro!
A Interport oferece portaria remota aliada ao sistema de inteligência artificial para redobrar os cuidados no condomínio.
Além disso, você não precisa desembolsar tanto dinheiro para adquirir ao sistema. Isso porque a portaria remota ajuda a reduzir custos do empreendimento. Dá pra economizar até 65% quando comparado aos gastos com mão de obra. E sem comprometer a eficiência na proteção dos moradores, viu?
Mas, se você ainda está na dúvida, a Interport oferece 120 dias para os condomínios avaliarem o serviço, sendo possível cancelar sem multa. Outra política é a cláusula de qualidade, que também permite o cancelamento caso 50% + 1 dos moradores estejam insatisfeitos.
Tudo isso é resultado de uma empresa que tem como prioridade a total segurança que os moradores e o patrimônio. Por isso, se você quer bater um papo e tirar todas as dúvidas que restaram, os consultores da empresa podem te ajudar. É só agendar uma reunião por este link!
E a Interport apoia o Juicyhub e diversos projetos do primeiro hub de inovação da Baixada Santista, como o Matchcast e eventos para a nossa comunidade.