Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Janelas.tv: Santos vista das janelas

O site Janelas.TV não é apenas uma curiosidade, é uma declaração de amor a Santos.

De que outra maneira quem está longe poderia rever sua terra querida? Ou o santista poderia observar, ao mesmo tempo, vários pontos da cidade?

Pra quem não conhece, vale o clique: o Janelas.TV mostra imagens em alta definição de Santos, seja na forma de fotografias, de vídeos ou com câmeras que mostram ao vivo, em tempo real, o que está rolando.

www.juicysantos.com.br - fotos lindas de santos

Batemos um papo com Rafael Sobral, responsável pelo site, do qual somos super fãs.

Como e quando surgiu a ideia do Janelas.TV?

Tenho um serviço de transmissão de vídeo pela internet especializado para câmeras controláveis. Queria desenvolver um projeto que usasse a capacidade de georeferenciamento que o meu sistema possui, mas não queria usar câmeras de clientes.

Pensei num aplicativo que você liga quando vai remar e a câmera vai tirando fotos de você pelo caminho.

Comprei a melhor câmera que existia para ter a precisão necessária. Mas com pouco tempo, a câmera acabou ficando 1 ano na caixa. Quando instalei, publiquei no Facebook e fiquei impressionado com a repercussão. Tinha mais 2 câmeras no escritório e resolvi instalar também. Conforme foi aparecendo a oportunidade de colocar em outros lugares legais, fui expandindo.

O que exatamente é o site? 

O site traz câmeras ao vivo na Baixada Santista e acredito que o maior diferencial é a qualidade da imagem e os locais escolhidos. Mas, além disso, tem muitos outros diferenciais em relação a outros sites de câmera ao vivo.

Por exemplo, duas das câmeras são móveis e o usuário pode votar para qual posição a câmera irá se mover a seguir. A câmera tem uma ótica excelente, com capacidade de 20x de zoom sem perder muita luminosidade. Dá para ver bem a Ilha das Palmas e a praia do Cheira Limão, por exemplo.

Outra coisa muito maneira é que tudo fica gravado. O usuário pode acessar o arquivo online e reproduzir em até 4 velocidades diferentes, gerando time-lapse de todo arquivo em tempo real. Às vezes, uma paisagem pode parecer meio monótona, mas quando acelera 4000 vezes, fica super legal.

Outra possibilidade é ver o nascer do sol todos os dias no arquivo da câmera da praia do Itararé. Você acelera e vê tudo rapidinho. As pessoas não exploram muito este recurso ainda, preciso melhorar um pouco a interface para torna-lo mais fácil e atrativo. Estou trabalhando nisto atualmente.

Eu sou suspeito, pois criei o site e amo Santos de paixão, mas arrisco dizer que nunca vi uma câmera ao vivo na internet com um conteúdo tão interessante. Não é mérito meu, mas sim da cidade e dos santistas. Não é só as paisagens, mas a vida que está ali. O estilo do vida do santista que está ali para todos verem. As pessoas andando na praia, os remadores, os surfistas, os pescadores, o futebol na praia a noite, a praia cheia de turistas, os cruzeiros, o movimento de navios. Isto é Santos. Talvez sejam meus olhos, mas acho que o de muitos santistas também.

www.juicysantos.com.br - lindas imagens de santos

Qual é a média de visitas diárias/mensais?

Em dezembro, passaram pelo site 47.725 pessoas em cerca de 2500 visitas por dia. O vídeo dos fogos de ano novo registrado pelas câmeras foi um verdadeiro sucesso, com meio milhão de reproduções no Facebook, 17.644 curtidas e 12.932 compartilhamentos.

Quais são os equipamentos usados para fazer as transmissões?

São 8 câmeras IP Full HD, sendo que as móveis do Canal 3 e Ponta da Praia são o que existe de melhor no mundo. Para ter uma ideia, a qualidade da imagem ainda pode ser 10x vezes melhor, ficando ali com a qualidade dos canais HD da TV a cabo. Mas a internet de hoje ainda não permite usar todo o seu potencial.

Você pretende expandir o site para outras cidades ou serviços? Qual é o futuro do Janelas?

Pretendo expandir, mas primeiro tenho que viabiliza-lo comercialmente. Já tenho uma ótima audiência, mas preciso tentar montar um departamento comercial. Mesmo já tendo toda infra-estrutura de transmissão, o custo fixo das conexões de internet e do armazenamento do arquivo de vídeo acaba pesando, pois atualmente recupero muito pouco em publicidade.

De toda forma, fico contente de manter o serviço, principalmente pelo o que vejo no Facebook. O site traz à tona o sentimento de amor que os santistas e a pessoas que já passaram por aqui têm pela cidade. São expatriados que matam a saudade. São pessoas que vivem em Santos mas que nunca tiveram a oportunidade estar numa janela num apartamento de frente ao mar e que agora podem, de certa forma, usufruir deste privilégio.

A nova câmera do Canal 3 foi uma surpresa, eu já estava relativamente satisfeito com a cobertura, quando a Viking Surfboards se interessou em patrocinar uma nova câmera móvel no local.

Visite o Janelas.TV