Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

O marketing político e a sujeira: Não Vote Em…

Em um ano eleitoral cheio de novidades, uma coisa se mantém intocável: o marketing político.

O rosto de cada um dos candidatos está por todos os cantos da cidade: sorridentes, eles cumprimentam os munícipes, no ritmo da brisa, em cada esquina onde o trânsito para; nos canais de TV e emissoras de rádio; na traseira dos carros; no som dos poluidores sonoros (ou carros de som, como preferirem); e, é claro, nos santinhos que são distribuídos por aí.

Uma foto, que geralmente não diz nada a respeito do cidadão, uma frase de efeito e seu número. É assim que ganham seus eleitores desde sempre (e para sempre?).

Eleições-2014---Imagem-do-leitor-Alexandra-ZagurImagem: Alexandra Zagur para Juicy Santos (eleições de 2012)

A questão dos panfletos, normalmente, é levantada por eleitores, mas não passa de conversas entre amigos na mesa do bar.

Uma santista decidiu mudar esse cenário e, para isso, vai usar uma ferramenta ainda pouco explorada pelos candidatos: a internet!

‘Não vote em…’ é uma página do Facebook criada exclusivamente para mostrar a poluição que esse tipo de propaganda deixa.

Quem expõe os “sujões” na internet é uma turma aqui de Santos, que teve a iniciativa com o objetivo de conscientizar eleitores e candidatos.

“No começo da semana, encontrei os primeiros panfletos, aliás o que restou deles: jogaram no meu quintal, o cachorro rasgou um e o outro estava todo molhado. No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa!

Percebi que não era mais só a questão ideológica, de preocupação com o desperdício de matéria prima, dos direitos trabalhistas de quem é contratado para fazer a distribuição dos panfletos, da imundice que eles deixam nas ruas, da inutilidade desses papéis… está interferindo na minha casa, imagina se o cachorro come e passa mal?”, explicam.

Leia também:
Representatividade feminina já: 10 possíveis vereadoras para Santos
Candidatos à Prefeitura de Santos 2016

Criada há pouco tempo, a página já acumula mais de uma centena de curtidas. Mas, para que o trabalho seja realizado com sucesso, a equipe precisa da sua ajuda.

Quem tiver o dia-a-dia interferido por conta da panfletagem política pode registar (por foto ou vídeo) e enviar para a página. TODO o contéudo recebido é publicado:

“Acho que é importante ressaltar que não há interesse político. O que queremos, na verdade, é uma propaganda e cidade limpa”.

E não precisa ser de Santos, candidatos porcalhões de toda a Baixada Santista são bem-vindos.

Por fim, a idealizadora do projeto explica que, ao final do período eleitoral, o plano é fazer um levantamento de quem poluiu mais e onde. Com isso em mãos, o grupo vai tentar o contato com a assessoria destes candidatos para apresentar a reclamação e propor alternativas.

Política se faz junto. Que tal ajudar?