Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

2018 acelerado: vem aí o Salão do Automóvel de São Paulo

2018 está longe de acabar.

Tão curiosa quanto paradoxal, a tese defendida a cada quatro anos diz que é nas metades dos bissextos que o Brasil precisava de ciclos mais extensos para caber tantos eventos.

Em 2018, esse fenômeno ocorre mais uma vez. É o tal de ‘acaba isso, começa aquilo’. “Passa o Dia das Mães, vem a Copa, passa a Copa vêm as eleições e, depois que elas passam, acaba o ano”.

www.juicysantos.com.br - salão do automóvel de sp

Sonoplastia, por favor! Um som de carro freando forte! Tem certeza que o ano acaba com o fim das eleições? Para o mundo automotivo, não. Na verdade, o principal acontecimento de 2018 estará apenas no início.

E, neste primeiro contato com o Juicy Santos, com quem passamos a colaborar – com muita honra – a partir desta data, vamos falar sobre o Salão do Automóvel de São Paulo, que já está com data marcada para começar: 8 de novembro.

Salão do Automóvel de São Paulo

Dois dias antes do início do evento, entretanto, a Imprensa já estará no São Paulo Expo para as apresentações das marcas que terão estandes por lá. É o momento de adiantar o que cada uma traz e, com isso, aumentar as expectativas de quem irá visitar o Salão. E as marcas levam de tudo: do hatch compacto que você vai ver aos montes nas ruas, até o superesportivo que só anda na pista de Le Mans.

Quem tem carro de volume anuncia um produto novo, uma nova geração, um face lift, dando os preços e dizendo quando estarão nas concessionárias. Quem lida com o mundo premium tira a atração de baixo dos panos – literalmente – e diz “vejam como é bonito”.

Conceitos que viram realidade

Há os conceitos também. São carros que as marcas deixam expostos para ver a reação do público. Se o povo gostar, fabrica-se.

Em 2014, por exemplo, Nissan Kicks e Renault Duster eram conceitos e hoje são realidade. Em 2016, a Honda mostrou tudo e mais um pouco do WR-V para lançá-lo oficialmente em 2017. No mesmo ano, a GM mostrou o Cruze Sport6 e, em dezembro daquele ano, fomos testá-lo.

Já há diversas edições tem acontecido uma tendência: a ameaça de esvaziamento do evento. Uma marca diz que não vai, outra acha muito caro, alguém entende que sem alguns nomes pouca gente vai se interessar e… Os corredores ficam lotados.

www.juicysantos.com.br - salão do automóvel 2018

Ausências

Neste ano, cinco marcas já disseram que não vão marcar presença. A saber: Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e JAC. A última não esteve em 2016.

A Peugeot teve problemas com fornecimento de energia bem na hora de se apresentar na última edição. A Citroën dificilmente teria alguma grande atração e precisaria investir em um estande high tech, como já aconteceu. Lamentamos pela Peugeot e seu belíssimo 5008, além dos sempre interessantes modelos de Jaguar e Land Rover.

Mas muita gente vai estar por lá. A Audi já disse que A6, A7 e A8 vão estar no estande. A BMW deve levar o Série 8. E a Porsche não se manifestou, ou seja, deve estar presente.

Lembramos que o evento, mais uma vez, pega o fim de semana de Fórmula 1 em São Paulo.

Quem tem equipe – casos de Mercedes e Renault – ou fornece motores costuma expor uns bólidos nos estandes. Em 2016 a Honda ainda levou Jenson Button para a apresentação.

Vai lá!

Gostou? Quer estar por lá?

O Salão do Automóvel de São Paulo começa no dia 8 de novembro (quinta-feira) e será no São Paulo Expo, Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes.

Os ingressos já estão à venda por valores que vão de R$ 22 a R$ 3.500.

Para quem está em São Paulo, é só pegar a Imigrantes, pista Sul e sair no viaduto na frente do São Paulo Expo.

Quem sai da Baixada Santista ou ABC, vai em sentido São Paulo e, passando a virada do Jabaquara (Km 12, onde viram os ônibus), fica na direita que logo adiante estará a saída para a entrada nesse mundo alucinante.

Se me encontrar por lá dá um ‘oi’.

*Por Paulo Rogério, jornalista especializado em automobilismo e esportes. Autor dos livros 2002 – de meninos a heróis (2014) e 100 anos – sou mais Briosa (2017), obra oficial do centenário da Portuguesa Santista.