Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Conheça Porta Retrato, documentário santista sobre ‘sair do armário’

Como é o ‘sair do armário’?

Quando o assunto é sexualidade fora do padrão heteronormativo, é comum que a abordagem seja sobre como terceiros vão reagir à notícia (que nem deveria ser notícia, né?). Mas, você já parou para pensar sobre isso a partir da visão de quem está saindo do armário? Se acaso sua resposta for não, tem um documentário santista que foi feito para você.

Em Porta Retrato essa é a perspectiva escolhida. Dirigido e roteirizado por Eduardo Ferreira, o projeto – contemplado pelo Facult 2017 – começa a ser exibido em Santos em novembro e está imperdível.

Os dramas LGBTQI+ em Porta Retrato

Em resumo, Porta Retrata busca retratar os medos, anseios e consequências para um jovem LGBTQ+ ao “sair do armário”. Esse momento tão delicado é contado a partir das experiências de Maria Sil, George Narciso e Andrey Haag.

juicysantos.com.br - Porta Retrato

“Acredito que tanto a arte quanto o cinema são objetos de formação e transformação. Por isso eu e a equipe de Porta Retrato optamos por buscar causas de impacto social que fossem relevantes no atual momento político em que vivemos”, comenta o diretor e roteirista.

O curta-metragem será apresentado no dia 5 de novembro (terça-feira), o Cine Roxy. Em seguida, acontecem mais duas sessões: no Arte no Dique, no dia 8 de novembro e na Associação de Capoeira do Monte Serrar, no dia 9.

Esse é apenas o prelúdio de outro trabalho: o longa-metragem Porto Seguro, também do Eduardo Ferreira. Com previsão de estreia para junho de 2020, durante o Santos Film Fest, o filem falará sobre jovens LGBTQ+ expulsos de casa após assumirem suas sexualidades.

juicysantos.com.br - Porta Retrato

De acordo com Eduardo, o langa está em fase de captação de recursos através de isenção fiscal por ICMS (PROAC).

Filmes que quebram paradigmas sobre sexualidade

Enquanto Porta Retrato não começa a ser exibido, você pode aproveitar para conferir outros filmes sobre sexualidade. Aqui no Juicy Santos nós temos uma matéria com a indicação de três filmes e uma série que quebram todos os paradigmas e que você precisa maratonar. São eles:

  • Milk: A Voz da Igualdade
  • Hoje eu quero voltar sozinho
  • Moonlight
  • Transparent

Para conferir todos os detalhes sobre cada um deles é só clicar aqui!