Texto porFelipe Cincinato

3 filmes (e uma série) que quebram paradigmas sobre sexualidade

  • 6
    Shares

Há muito se discute se a arte imita a vida ou a vida imita arte. Para lá dessa discussão, em um ponto todos parecem concordar: a arte é capaz de provocar o homem. E como provoca.

No bojo das artes, o cinema é sétima peça, de acordo com teórico e crítico pertencente ao futurismo italiano Ricciotto Canudo, responsável por cunhar esta marca às películas.

Ele acreditava que o cinema não era um mero veículo de massa, mas sim “a alma da modernidade”.

www.juicysantos.com.br - beijo gay na novela da globo

Nos dias de hoje, um beijo gay ainda causa euforia de preconceitos e toda sorte de comentários nas redes sociais, como os que foram creditados na repercussão daquele que aconteceu entre os personagens Samuel (Eriberto Leão) e Cido (Rafael Zulu), na novela O Outro Lado do Paraíso.

A cena foi chamada de “apelativa”, “desnecessária”, “uma tentativa de enfiar o gayzismo goela abaixo” e até mesmo de “subverter a família brasileira”.

*risos*

Em muitas páginas e perfis na internet, esses eram os comentários; infelizmente, a maioria deles.

Apesar das opiniões enraivecidas sem embasamento algum, a sétima arte vem tentando trazer a “alma da modernidade” em algumas de suas produções.

Então, fiz uma lista com 3 filmes e a menção honrosa de uma série que quebraram paradigmas quando se fala de sexualidade.

1. Milk: A Voz da Igualdade (2008)

Sea Penn traz a história do ativista gay Harvey Milk, o primeiro homem gay assumido a ser eleito para um cargo público na Califórnia.

www.juicysantos.com.br - milk filme com sean penn

O filme, vencedor do Oscar de melhor roteiro e melhor ator para Penn, mostra um relato da situação da comunidade gay em São Francisco e nos Estados Unidos. Uma história cativante da busca por direitos.

2. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Esse longa brasileiro conta a história do adolescente cego Leandro.

www.juicysantos.com.br - filmes que quebram o paradima da sexualidade

Quando Gabriel, um novo aluno chega ao colégio, Leandro começa a despertar sentimentos que nunca havia experimentado. Uma história que mostra como o amor nasce em sua mais pura e inocente essência. O amor simplesmente acontece.

3. Moonlight (2016)

Ganhador do Oscar de melhor filme, roteiro adaptado melhor ator coadjuvante, Moonlight traz a crônica da infância, adolescência e da vida adulta de um jovem gay em um bairro pobre de Miami.

www.juicysantos.com.br - filmes que quebram paradigmas sobre a sexualidade

Após um processo de resistência dos seus sentimentos, ele finalmente se entrega ao amor.

4. Transparent (2014)

Transparent é uma série exibida dentro da plataforma de streaming Amazon Prime Video, que traz o brilhante ator Jeffrey Tambor no papel de Mort.

www.juicysantos.com.br - produções que quebram paradigmas sobre sexualidade

Após anos de casamento e de criar os três filhos, ele decide revelar sua verdadeira personalidade: ela é uma mulher trans. A série conta os passos do processo de transformação de Mort na sua verdadeira essência.

E para você, qual filme ou série mudou o seu jeito de enxergar a sexualidade?