Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

As fotografias minimalistas de Santos de Antônio Filho

  • 477
    Shares

O olhar de fotógrafos sobre a cidade de Santos sempre nos encanta. É incrível perceber como cada um tem seu jeito de ver, retratar e compartilhar a cidade.

Um dos talentos que chama a atenção no Instagram (ele já teve várias fotos postadas no @juicysantos) é Antônio Filho.

Para comemorar o aniversário de 473 anos de Santos, ele dividiu com a gente um ensaio lindo, chamado Santos Mínimo.

www.juicysantos.com.br - santos minimo fotos: antonio filho

Filho explica que a ideia surgiu a partir de um passeio ao lado do também fotógrafo Lucas Souza.

“Ao chegar em casa para editar, pensei: vejo tantas fotos retratando cidades lindas pelo mundo de um jeito único e que chamam a atenção das pessoas para as conhecerem, por que não fazer isso aqui em Santos também?”, conta. 

www.juicysantos.com.br - santos minimo fotos: antonio filho

Ele se propôs a explorar o cotidiano santista, os bons momentos que a cidade proporciona e, claro, nossa beleza. Utilizou uma câmera Canon 70d, com lente do 18-135.

O ensaio completo está disponível neste link.

Sobre Antônio Filho

Antônio Filho é produtor multimídia e já teve fotos publicadas em ações da Claro, da Land Rover e da Reserva. Além disso, esteve no shortlist do Flamob – Festival Latino Americano de Fotografia Mobile, na categoria retrato 2017.

A fotografia surgiu na sua vida como uma forma de diminuir sua ansiedade, em 2014. Na época, trabalhando no Porto de Santos, usava seu celular para documentar seu dia a dia em Santos.

www.juicysantos.com.br - santos minimo fotos: antonio filho

Em seu TCC, aprofundou-se na fotografia mobile com o livro O homem e o mar… Fotografias de bolso. Nele, mostra a vida de dois pescadores, Antônio e Marceli, em alto-mar, na comunidade de Perequê.

Também esteve na organização do Instameet – #wwim15 em Santos, um evento criado pelo Instagram para aproximar os usuários da rede.

Entre suas influências, estão Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado e retratos de Bob Wolfenson. E admira fotógrafos de viagem, como Paulo Del Valle. Recentemente, tem estudado o movimento de lomografia e as tendências minimalistas na fotografia.

Você pode acompanhar o trabalho de Antônio Filho no Instagram e no Facebook.