Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Fico Surf Festival 2018 será no Guarujá

Um torneio de surf com importância histórica nacional vai acontecer na Baixada Santista neste ano.

Estamos falando do Fico Surf Festival. Em 2018, a competição completa 30 anos e, para comemorar, terá uma edição especial nas ondas da praia do Tombo, em Guarujá.

Entre os dias 30 de março e 1° de abril, surfistas da região e de todo o país vão dividir o mar com grandes nomes que definiram a modalidade entre as décadas de 80 e 90 e atuais promessas brasileiras. A ideia é que, desta forma, seja possível trocar informações e conhecimentos entre diferentes gerações.

fico festivalImagem: Reprodução/Levy Paiva

Participe do Fico Surf Festival 2018

Se você gosta de pegar ondas, garanta a sua vaga e organize a torcida.

As inscrições começam nesta sexta-feira (2 de março) e acontecem até que as 200 vagas (distribuídas pelas categorias) sejam preenchidas. A taxa de inscrição é de R$ 85 – os organizadores pedem também a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

Leia também
Isa Panza, uma surfista de Santos pela primeira vez no Peru
Experimentando o Quilha Fresh Food

O valor da sua participação também tem caráter solidário: todo o montante será revertido para a ONG Lugar ao Sol e para o Lar Espírita Cristão Elizabeth.

Ainda sobre as inscrições, a competição terá as seguintes categorias:

– Petit
– Estreantes
– Iniciante
– Mirim
– Master Legends
– Longboard Legends
– Pais e filhos
– Feminino

Os interessados devem entrar em contato através dos telefones (13) 97403-2140, (11) 99492-2992 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A importância do Fico Surf Festival

O festival tem um peso enorme para o surfe brasileiro, pois ajudou a consolidar o esporte de maneira profissional por aqui.

A iniciativa é da marca Fico, uma das pioneiras do segmento, em parceria com a Associação de Surf de Guarujá e a Federação Paulista de Surf.

Segundo o site Olimpíada Todo Dia, o grande evento aconteceu em 1987, na Praia de Stella Maris, em Salvador, Bahia, com vitória do carioca Pedro Muller e valendo pelo Circuito Brasileiro profissional, que teve como campeão nacional o guarujaense Paulo Matos. Nos dois anos seguintes, a disputa rolou novamente, com os melhores surfistas do Brasil e um público de admiradores nas areias baianas.