Texto porNathalia Ziemkiewicz

Libido: 4 coisas que não te contaram

Se nós duas (uma educadora sexual e uma ginecologista sexóloga) estamos cansadas de ouvir perguntas como “Por que não sinto mais vontade de transar com meu marido?” e “Qual o remédio para falta de desejo feminino”, imagina o Google! São milhões de buscas que envolvem termos como “baixa libido” ou “sem tesão”.

Agora que o bem-estar sexual está “na moda”, associado à saúde física e mental até mesmo em artigos científicos, bora entender melhor como funciona essa engrenagem do desejo sexual?

Os mitos e verdades sobre a libido

Separamos quatro tópicos essenciais sobre o assunto – e que provavelmente nunca te contaram em casa, na escola ou no consultório médico.

www.juicysantos.com.br - onde foi parar a minha libido?

1. O desejo anda em falta (não só por aí!)

Sabe aquela sensação de que tá todo mundo transando – ou querendo transar – mais do que você? Ela provavelmente não passa de uma…sensação. Toma esse tapa de realidade: mais da metade das queixas nos ambulatórios de sexualidade da USP e do Hospital Pérola Byington (referência em saúde da mulher) têm a ver com baixo desejo sexual.

Ginecologistas e sexólogos simplesmente não aguentam mais ouvir a pergunta: “Como aumentar minha libido, dr(a)?”. A boa notícia é que você já pode se sentir bem normalzinha.

2. Mulheres podem ter mais libido que homens

O desejo sexual é singular (varia de pessoa pra pessoa) e multifatorial (formado por diversos elementos). Não dá pra reduzir a uma questão de gênero, do tipo: “Nasceu macho, portanto sempre estará a fim de transar”. O que acontece é que, desde meninos, homens são estimulados a exercitar sua sexualidade – seja pela masturbação ou sexo. Já as mulheres são reprimidas e aprendem a fazer sexo pela satisfação alheia. Aquelas que conseguem se livrar dessas amarras ao longo da vida podem P E R F E I T A M E N T E ter mais tesão que os caras.

3. Testosterona não salva relacionamento

Hormônios são apenas uma PARTE do quebra-cabeça Desejo Sexual. Você pode estar com baixos níveis de testosterona e precisar de uma reposição, mas saiba que ela NÃO VAI te dar uma vontade louca de rolar pela cama com a parceria se… você tem uma péssima autoimagem, tem crenças limitantes em relação ao prazer, não conhece as próprias fantasias sexuais, raramente tem orgasmos no sexo, vive um casamento sem boa comunicação, tem um parceiro que não se importa com preliminares ou não procura ajuda médica para tratar a disfunção erétil. Sacou a complexidade?

4. Libido não cai do céu

Um dos maiores mitos nas relações longas e estáveis é de que o tesão surja espontaneamente, como no início, arrebate as duas pessoas ao mesmo tempo e elas estejam disponíveis pro sexo. Você viu muita Sessão da Tarde, né, amor? Na vida real, as pesquisas mostram que é NORMAL o desejo diminuir a partir de um ano de relacionamento. E então, faz como? Entende como funciona o “desejo responsivo” e
passa a agir como protagonista da própria sexualidade – ao invés de ficar lá, passivona, esperando a iniciativa da outra pessoa.

Quer saber melhor como fazer isso no dia a dia? Assista ao episódio “Desejo sexual: onde está o seu?”, do Preliminares Podcast.

Compartilha com a amiga da sua amiga tá precisando ler este texto? E aproveita pra seguir o Preliminares no YouTube (e assinar as notificações!), no Instagram @preliminares.pod e comentar o que você achou do nosso papo

O Preliminares Podcast: conversas essenciais para o prazer tem novos episódios no ar sempre às segundas-feiras. À frente, estão Nathalia Ziemkiewicz e Carolina Ambrogini. Os episódios são produzidos, gravados e editados no JuicyHub.