Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Santista Marina Mendes busca vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Marina Mendes dos Santos tem 15 anos. Mas, aos oito, ela já sabia o que faria da vida: atletismo.

O que poderia ser apenas um devaneio infantil se tornou coisa séria. Primeiramente, ela entrou para o projeto Pés Velozes. Em seguida, ganhou destaque em competições estaduais – sendo vice-campeã paulista duas vezes – para, agora, virar a representante do Brasil na busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

Sim, a Marina nasceu na praia e quer participar das Olimpíadas de Inverno!  

Vai ter santista nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Originalmente, Marina participa de provas de 100, 200 e 400 metros rasos e disputas com barreiras. Mas, a partir de agora, ela vai competir também na prova do monobob (uma corrida em trenó individual e fechado).

www.juicysantos.com.br - Santista disputa vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Imagem: Divulgação

A mudança de esporte aconteceu após o convite para a santista fazer testes para a Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Para garantir seu lugar na seleção brasileira de esportes no gelo, a jovem superou mais de 50 concorrentes. 

“Os testes que eu fiz para os esportes no gelo eram relacionados aos atletismo. Precisa-se de velocidade e força”, diz Marina.

“Ainda nem estou acreditando que vou defender meu país. Eu não esperava nem um pouco ser aprovada. Parecia que nunca iam me escolher para um negócio desse. Para mim, não tinha possibilidade, porque tinha um monte de gente mandando testes. Foi uma surpresa”.

Essa será a primeira vez que ela verá neve na vida!

De acordo com o técnico da santista, Antônio Cosme, a experiência também será benéfica para Marina no próprio atletismo. Já que os treinos desse tipo de esporte vão ao encontro do que se trabalha no atletismo.

“O fato de ser convocada em uma modalidade que nunca passou pela cabeça dela é algo fora do comum. O sonho sempre é disputar os Jogos Olímpicos, independentemente da categoria. Ela vai representar o Brasil, e isso, para a carreira dela, é fantástico”.

Próximos passos

As Olimpíadas de Inverno acontecem em janeiro de 2020, na Suíça.

Até lá, Marina já está com a agenda lotada. Em fevereiro, ela embarca para um período de treinos na Europa (parte na Alemanha e também na Suíça). Depois, os treinos seguem nos Estados Unidos e no Canadá.  

Em seguida, o Brasil, representado por Marina e mais três atletas, vai disputar, nos Estados Unidos, uma fase preliminar dos Jogos. Caso consiga o índice necessário, a santista estará na Olimpíada.

Se depender da nossa torcida a vaga e as medalhas já são dela!