Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Garapa Filosófica com Preta Rara

Deseja entrar, tomar um caldo de cana e debater o contemporâneo?

Esse é o convite feito pelo Engenho dos Erasmos a toda a população santista.

Os encontros, intitulados Garapa Filosófica, acontecem periodicamente e tê m como objetivo pensar o contemporâneo, debater temas atuais e fazer com que todos os presentes voltem para a casa refletindo a respeito.

É uma versão caiçara do Café Filosófico!

Preta RaraImagem: Samuel Malbon/Alma Preta

Sugestões para você

A próxima edição acontece no sábado (27 de agosto), às 14 horas.

Na mesa, estarão a cantora Preta Rara e o Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti (USP/UNISANTOS), que conversam sobre a repercussão da página Eu Empregada Doméstica e a trajetória da artista e historiadora nos últimos 10 anos.

Para participar, basta se inscrever pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, acesse o site do Engenho dos Erasmos.

Sobre Preta Rara

Compositora e cantora de rap, ativista do feminismo e da cultura negra, turbanista, empresária e professora de História, o nome da Preta Rara já está bem conhecido pela galera aqui da região.

Foi ela quem criou o evento Vai Ter Gorda Na Praia e está por trás da página Eu Empregada Doméstica.

A carreira como música começou em 2005 e, desde então, ela une as aulas de história à música e ensina e educa enquanto canta.

Ouça o álbum audácia, lançado há 10 meses no Sound Cloud.

Sobre a página Eu Empregada Doméstica

A página surgiu quando a Preta lembrou-se de uma declaração que ouviu quando era empregada doméstica e decidiu postar em seu Facebook. A hashtag #EuEmpregadaDomesica BOMBOU e logo se tornou a página homônima, que visa denunciar os abusos dos patrões em relação a seus funcionários.

“Meu objetivo é provocar e dar voz a quem não tem voz. Esse tipo de tratamento desumano acontece entre quatro paredes e essas mulheres, a maioria negras, não têm com quem desabafar”, contou ela em entrevista à BBC Brasil.

Em poucas horas, a iniciativa tinha 20 mil apoiadores, atualmente são mais de 120 mil!

Quer curtir esse debate? Então se inscreve 😉

O Engenho dos Erasmos fica na Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge.

Avatar
Texto por
Jornalista,