Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Ciclo de Estudos da Cultura Tradicional e Contemporaneidade

Entre terça e sexta-feira (25 a 28 de agosto), Santos, Cubatão, Mongaguá e Praia Grande recebem o Ciclo de Estudos da Cultura Tradicional e Contemporaneidade, apresentado pela Oficina Pagu.

pagu-contemporaneidade

O evento terá palestras, intervenções, apresentações de artes cênicas e oficina com o objetivo de promover uma reflexão sobre a cultura tradicional no contexto contemporâneo, ao abordar questões como preservação, renovação, trocas e influências mútuas em diferentes expressões artísticas e práticas culturais.

Veja a programação completa por cidade:

SANTOS

OFICINA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA: COMUNIDADE CARUARA
Coordenação: Renato Marchesini e Renata Antunes Cruz
25/8 a 27/8 – terça a quinta-feira – 13h às 17h
Público: educadores, pesquisadores da cultura popular, moradores da comunidade Caruara e demais interessados a partir de 18 anos
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Biblioteca Plínio Marcos: Praça do Palmares, s/nº – Caruara
O objetivo desta oficina é fortalecer o entendimento dos processos históricos ocorridos na comunidade e a importância da valorização do meio ambiente e da cultura local, a fim de que a comunidade possa desenvolver seus valores tradicionais e contemporâneos, criando uma programação de visitas, combinando atrativos, equipamentos, informações e serviços a partir da infraestrutura básica existente.

MONGAGUÁ

AULA-ESPETÁCULO CHÃ DE DOIS – CORPOREIDADES BRASILEIRAS: DA TRADIÇÃO À CENA CONTEMPORÂNEA
Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança
26/8 – quarta feira – 19h
Público: interessados a partir de 14 anos
Seleção: primeiros inscritos
200 vagas
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz
A atividade aborda, de forma técnica e poética, os procedimentos metodológicos desenvolvidos pela Cia. Mundu Rodá, ao longo de 14 anos, para o treinamento de atores, músicos e bailarinos. Serão revelados, ainda, os caminhos percorridos pela companhia no diálogo entre dança, teatro, música e tradição popular brasileira, e a inter-relação destas linguagens para criação de novas formas de composições corporais.

PRAIA GRANDE

PALESTRA E INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: BRASIL CAIÇARA, A REINVENÇÃO
Coordenação: Márcio Barreto
27/8 – quinta feira – 9h30 às 11h30
Público: educadores, artistas, pesquisadores da cultura popular e demais interessados
Seleção: primeiros inscritos
60 vagas
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão
A palestra aborda a cultura caiçara e seus desdobramentos históricos. O folclore, suas músicas, danças e festas vistos como elementos de uma identidade em constante transformação, profundamente ligada ao mar, à miscigenação e ao cosmopolitismo. A intervenção coletiva de improvisação como os participantes utilizará instrumentos inventados pelo coletivo Percutindo Mundos e instrumentos convencionais.

PALESTRA: OS CAIÇARAS E SUA CULTURA HOJE
Coordenação Antonio Carlos Diegues
27/8 – quinta-feira – 14h às 16h
Público: educadores, artistas, pesquisadores da cultura popular e demais interessados
Seleção: primeiros inscritos
60 vagas
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão
A palestra apresentará um panorama histórico dos caiçaras, grupos que vivem na faixa costeira entre o Paraná e o sul do Rio de Janeiro. Serão apresentados vídeos como “A Virada do Tempo: homens e mulheres nas redes da pesca” e “Os Saberes do Fazer: Cultura Caiçara Viva”, que servirão de base para um debate sobre o conhecimento destes povos sobre a natureza, culinária, músicas, danças e festas.

CUBATÃO

PALESTRA: CULTURA POPULAR NA ESCOLA
Coordenação: Paulo Dias
28/8 – sexta-feira – 9h às 12h
Público: educadores, artistas, pesquisadores da cultura popular e demais interessados
Seleção: primeiros inscritos
60 vagas
Local: CEU – Centro Educacional Unificado Marta Josete R. Impaléa: Rua Assembleia de Deus, 65 – Centro
A palestra discutirá as possibilidades de inserção curricular de estudos e práticas relacionados às culturas populares e tradicionais. Por meio da análise de aspectos da cultura do Jongo e da tradição afro-brasileira do sudeste, serão trabalhados conceitos como cultura popular, cultura de massa e folclore, destacando-se as especificidades das culturas populares e afrodescendentes quanto aos seus modos de produção, circulação, manutenção e transmissão.