Em Cannes, São Paulo State Film Commission anuncia Santos entre suas locações
Está rolando no mês de maio o prestigiado Festival de Cinema de Cannes, um dos eventos mais importantes do audiovisual mundial. E foi lá, na cidade do sul da França, que a São Paulo State Film Comission escolheu para anunciar a seleção de 10 cidades paulistas como potenciais locações para projetos cinematográficos e audiovisuais. E quer saber a boa notícia para a Baixada Santista? Santos está entre elas.
Por que uma film comission estadual?
O movimento faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e promete colocar essas 10 regiões no mapa global do cinema.
Entre as cidades que estão na lista, Santos se destaca não apenas por sua beleza natural e arquitetônica, mas por sua relevância histórica e cultural. A cidade, que já serviu de cenário para diversas produções nacionais, agora se prepara para captar o interesse de produtores globais. E é essa diversidade de cenários que inclui praias, arquitetura colonial e moderna, e uma vibrante vida urbana, que conseguem atrair um olhar cinematográfico não apenas para produções artísticas, como publicidade e editoriais.
E, claro, não dá pra deixar de lembrar que Santos é uma cidade criativa em audiovisual pela UNESCO desde 2015.
A novidade é ótima para quem trabalha com economia criativa em Santos ou pretende atuar, claro. Mas, vale mencionar que ela pode gerar impactos super positivos para outros setores, como hotelaria e serviços, por exemplo. Este tipo de exposição não só valoriza a cidade culturalmente mas também impulsiona a economia local, gerando empregos e promovendo a infraestrutura de toda a Baixada Santista.
As outras localidades são Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista.
Ao longo dos próximos meses, novas microrregiões serão incorporadas ao levantamento. Isso deve ampliar ainda mais o horizonte de possibilidades criativas e logísticas para a indústria audiovisual.
O que é a São Paulo State Film Commission
A São Paulo State Film Commission quer ser uma “porta de entrada para um dos estados mais ricos e multifacetados do Brasil, um verdadeiro mosaico de paisagens e culturas que oferece um leque de possibilidades para produções audiovisuais”.
E isso não é exagero. Além das praias do litoral paulista, há trechos extensos da Mata Atlântica, vegetação de interior, áreas cultivadas e até mesmo formações desérticas, montanhas, cavernas e outras geografias significativas no Brasil.
Para além das belezas naturais, existe uma diversidade cultural imensa que vão desde os descendentes de japoneses (a maior colônia fora do Japão), italianos e libaneses até uma influência enorme dos povos africanos e originários.
Atualmente, em 2025, São Paulo concentra mais de 60% da produção audiovisual nacional. Isso indica uma indústria em expansão e com profissionais extremamente qualificados nos quesitos técnicos. Além disso, o ecossistema do estado inclui empresas de locação de equipamentos, laboratórios de som e imagem, estúdios de gravação e finalização com tecnologia de ponta.
Santos pode ser a Hollywood paulista?
Se você quer entender mais sobre como Santos se tornou uma cidade criativa para audiovisual, o que faz a Santos Film Comission e como você pode buscar oportunidades na área criativa, assista ao podcast do Juicy Santos sobre esse tema: