Curta santista Nome Provisório levanta debate necessário
Qual a importância do seu nome?
A pergunta pode parecer sem sentido, mas veja bem: antes mesmo do seu nascimento (e até da gravidez!), seus pais já pensavam em como você iria se chamar. Existem até livros com o significado de milhares de possibilidades.
Você pode nunca ter sentido o peso disso. Mas, para muita gente, esse é um motivo de sofrimento.
É sobre essa questão que Nome Provisório, curta metragem dos santistas Bruno Arrivabene e Victor Allencar, dialoga com o público.
Lançada em outubro, a produção segue em exibição por diferentes locais da cidade, com debates reflexivos ao final de cada uma delas.
Nome Provisório
Em 20 minutos, o vídeo narra o momento em que uma família festeja uma gravidez e, a partir dessa felicidade, fala sobre a descoberta do sexo do bebê, toda a expectativa familiar sobre um indivíduo e suas consequências.
Tudo isso a partir do ponto de vista de uma mulher transexual.
“Inicialmente, pensamos em abordar a questão de identidade e a importância que nome social para a pessoa trans. Conforme o roteiro avançou, entendemos que o filme abordava também outras vertentes”, explicam.
A sensibilidade passada pelo trabalho é resultado do cuidado que os cineastas tiveram. Como nenhum dos dois pertence ao universo transgênero, a equipe contou com o suporte e conselhos da atriz Renata Carvalho. Segundo relatam, a representatividade garantiu um mergulho e compressão maior do tema e responsabilidade.
Vale ressaltar que a atriz que protagoniza o filme também é trans!
“Ter hoje um ator cis, interpretando uma personagem trans, é ultrapassado e até mesmo ofensivo. Não cometer esse equivoco foi entendido pela equipe como o mínimo e obrigatório a se fazer”, explicam.
Desde a estreia do trabalho, que aconteceu no dia 11 de outubro, algumas exibições já aconteceram e mostraram a importância desse cuidado. Em todas elas, o filme gerou discussões sobre a violência velada, debates sobre a importância da afirmação de identidade, machismo, a expectativa familiar sobre filhos…
As exibições de Nome Provisório pela cidade continuam acontecendo e você pode ver as próximas datas na pagina lá no Facebook. O curta seguirá carreira por festivais de cinema, mostras, e exibições especiais a partir de 2018 e, mais adiante, deverá ser disponibilizado online gratuitamente.