Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Roteiro de 7 dias em Santos: veja as dicas do Juicy Santos

Nós sabemos que quem escolhe Santos para as férias tem uma coisa em mente: praia. E, se você está planejando fazer um roteiro de 7 dias em Santos, deve se perguntar: tem tanta coisa assim pra fazer por lá?

Primeiramente, como verdadeiras apaixonadas pela cidade, estamos aqui para te dizer que nem só de praia vive o DDD 013. A praia é, claro, um dos principais pontos turísticos da cidade. Mas dá pra curtir dias incríveis longe da água salgada e se divertir muito. Além disso, você vai conhecer a história do país, visitar lugares incríveis e voltar para casa cheio de experiências e fotos legais.

www.juicysantos.com.br Roteiro de 7 dias em Santos

O que fazer em Santos em uma semana

Então, o Juicy Santos preparou um roteiro de 7 dias em Santos. A ideia aqui é você ter noção das coisas que pode fazer durante uma semana em Santos, gastando pouco e conhecendo os locais mais legais da cidade. Basicamente, dá para visitar tudo de bicicleta, ônibus ou carro.

Inspire-se livremente nesse roteiro, faça a sua reserva em um hotel em Santos e venha curtir com a gente.

E se precisar de dicar adicionais, acesse o Juicy Santos ou chame a gente lá no Facebook. Vai ser um prazer te ajudar 🙂

Roteiro de 7 dias em Santos

1º dia em Santos

Aproveite as praias da cidade

empinar-pipa-na-praia-de-santos

No seu primeiro dia em Santos, o destino não poderia ser outro: praia (até o sol se pôr).

Você pode ficar na praia mais próxima do local onde está hospedado  (existem vários hotéis próximos à praia). Mas, se quiser, aqui vai uma dica: escolha o trecho entre o Gonzaga e o Boqueirão. As barracas da praia disponibilizam guarda-sol e cadeiras. Só fique atento, pois é necessário consumir um valor mínimo em produtos (confira quanto e se vai valer a pena).

Como é o seu primeiro dia na cidade, ficar em um dos dois bairros vai te ajudar em alguns pontos. O mais importante: caso falte protetor solar ou qualquer outro produto, você estará pertinho de lojas e farmácias (Santos tem MUITAS – uma em cada esquina).

Na hora da fome, além dos produtos vendidos na faixa de areia, Santos tem serviços que fazem delivery na praia. O Pastel de Fubá é uma boa pedida, caso você não queria consumir algo feito no sol. Então, vale dizer que as praias de Santos têm produtos inusitados e deliciosos à venda em algumas barracas, como o clericot ou cerveja artesanal, por exemplo.

O pós-praia pode ser em uma das casas que são queridinhas dos santistas.

Ou você também pode optar por ir uma das baladas da cidade ou simplesmente dormir para recarregar as energias.

2º dia em Santos

Ainda curtindo a brisa do mar

www.juicysantos.com.br - fonte do sapo em santos sp

No seu segundo dia, divida o tempo entre a praia e as atrações que ela tem e não são o mar ou a faixa de areia. Nesse caso, a nossa indicação é escolher outro bairro e a região da Aparecida.

Nesse pedaço, será possível passear pelos jardins da orla, que estão no Guinness Book como o maior do gênero do mundo.

Você vai poder conhecer a literatura produzida em Santos em uma biblioteca que fica de frente pro mar. Sim, nós temos uma biblioteca na orla de Santos e ela tem uma parte exclusiva de autores da cidade. É possível ler no local ou levar o livro com você (caso ela faça parte do acervo de doações). Ah, vamos te contar outra curiosidade. Além da biblioteca, visite uma gibiteca premiada (fica na altura da Av. Conselheiro Nébias) e um cinema que exibe produções lado B (na altura da Av. Washington Luiz).

Antes de cair no mar, também vale a pena conhecer a Pinacoteca Benedicto Calixto. O casarão branco fica em frente à praia e tem muita arte em seu interior, com mostras fixas e outras itinerantes. O jardim é um show a parte e rende fotos incríveis pro seu Insta.

3º dia em Santos

Ponta da Praia

www.juicysantos.com.br - aquário-de-santos

Sua primeira parada será no Zé do Coco, onde uma água de coco trincando de tão gelada (e com preço justo) vai te dar a energia necessária para todos os passeios que te esperam no terceiro dia fazendo turismo em Santos.

O bairro é a Ponta da Praia e nesse dia você vai conhecer alguns dos pontos turisticos mais tradicionais de Santos.

Para começar, visite o Aquário Municipal. Esse é o mais visitado e o preferido da galera e você vai entender as razões assim que entrar no local: o Aquário de Santos tem 150 espécies em exposição. Os animais marinhos (4 mil no total) ficam em aquários feitos por um artista plástico. Portanto, eles simulam seus habitats naturais e o visitante até pode tocar em alguns deles. O passeio é bem legal. Custa R$ 8, crianças até 8 anos e idosos com mais de 65 não pagam. Já estudantes e professores têm direito à meia-entrada.

Em seguida, suas paradas são Museu de Pesca, Museu do Mar e Marítimo. Os três contam a importância do mar e da pesca para a história de Santos e do Brasil. Principalmente, são cheios de curiosidades que valem a pena conhecer. O bom é que todos ficam pertinho no mesmo bairro, na Ponta da Praia. Então você pode tirar o dia para ir andando pela orla ou sair pedalando pelas ciclovias da cidade.

No fim da tarde, para não dizer que não deu praia, faça um passeio de escuna em Santos. Os barcos também saem da Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia) e a aventura vai ficar guardada na sua memória. Leve toalha no bolsa, pois há uma parada no trajeto e você não vai resistir a um mergulho.

4º dia em Santos 

Quebra-mar e São Vicente

Tomie Ohtake no Emissário Submarino, em Santos SP

Um dos lugares preferidos dos santistas é o Emissário Submarino, carinhosamente chamado de QM (quebra-mar).

O local tem pista de skate e um ambiente adequado para andar de patins, além de um palco onde normalmente as bandas da cidade fazem um som maneiro para a galera ouvir. Aqui você pode pegar uma praia ou curtir na orla, ambas são boas pedidas.

Bem pertinho é vendido o melhor sorvete de Santos.

No Emissário Submarino, não deixe de ir até o monumento da Tomie Ohtake. Além de lindo e enigmático, ele ecoa o som do mar como uma concha, numa vibe bem louca que só vivendo para entender. Também é nessa região que a galera observa várias tartarugas, você pode fazer isso enquanto toma um sorvete 😉

Para completar o dia, vá até São Vicente e conheça a Ilha Porchat. O mirante que fica no alto da ilha é uma uma obra de Niemeyer e a vista vai te fazer ficar de queixo caído de tão linda. Dá para ir pedalando ou pedir um carro particular, pois é bem pertinho e o valor não deve passar dos R$ 20.

5º dia em Santos

Centro Histórico

www.juicysantos.com.br - tour pelo centro de santos

Os quatro primeiros dias foram na praia, então chegou a hora de conhecer a região central da cidade.

O Centro Histórico de Santos tem muitas atrações. Por isso, uma boa pedida é fazer o passeio de bonde em Santos. Além de ser uma forma de remeter ao cenário do bairro, o trajeto passa pelos locais principais do Centro. Você vai passar pelo conjunto do Carmo, pelo Outeiro de Santa Catarina, pela belíssima Casa da Frontaria Azulejada e na Estação Valongo.

Depois, ainda no bairro, você vai precisar conhecer o Museu do Café e tomar um sorvete de café por lá. Aliás, se for apaixonado pela bebida, tem um roteiro especial só sobre café em Santos 😉

Voltando ao Centro, não deixe de visitar o Museu Pelé, em homenagem ao rei do futebol. E você vai amar conhecer a arquitetura de prédios como os teatros Coliseu e Guarany, a Cadeia Velha e o Palácio José Bonifácio.

6º dia

Fortaleza da Barra

www.juicysantos.com.br - rota da barra grande em guarujá sp

Depois de um dia no Centro Histórico de Santos, o nosso roteiro turístico na cidade vai para o Guarujá, do lado continental da baía de Santos. Mas pode ficar tranquilo, pois vai ter muita praia e visuais incríveis na Rota da Barra.

Esse roteiro te leva diretamente para o ano de 1584, quando o Forte de Santo Amaro da Barra Grande foi construído por espanhóis para evitar o ataque de piratas. Para quem não sabe, o equipamento fica em frente ao estuário de Santos e representa o forte mais importante de toda a Costa da Mata Atlântica.

Outra atração dentro da Rota da Barra Grande é a Praia do Tombo. Paraíso dos surfistas, recebe muitos santistas que vão pra lá atrás de boas ondas e um mar límpido. Finalmente, conheça o Morro do Maluf e volte para Santos. Porque o último dia do seu roteiro de 7 dias em Santos ainda não chegou e ainda tem coisa para conhecer na cidade.

7º dia

Futebol + Praia

Santos FC

Para terminar com o pé direito o seu roteiro de 7 dias em Santos e vontade de voltar logo, a dica é praia + futebol.

Independente do seu time do coração e mesmo que você não goste de futebol, a visita à Vila Belmiro vai ser incrível. O Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube tem MUITA história, com troféus, uniformes e peças de arte. Você ainda poderá conhecer o vestiário dos jogadores – que tem o armário do Pelé ainda lá, intacto e fechado. E, por fim, os visitantes entram no campo pelo mesmo caminho feito pelos jogadores.

Concluindo, depois dessa emoção, uma caipirinha na praia mais próxima do hotel em Santos que você está hospedado. Afinal, depois desse incrível roteiro de 7 dias em Santos, vale brindar e voltar para casa com um bronze lindo, cheio de conhecimento, histórias para contar e fotos lindas, né?